Segundo sua visão não compete ao homem, à comunidade ou ao estado assumir a posse sob alguma coisa no universo sem antes seguir as regulações naturais decretadas pela providencia suprema. A idéia básica está descrita no Sri Isopanisad: “O Senhor controla e possui todas as coisas aniamadas ou inanimadas do universo. Devemos, portanto, aceitar apenas as coisas que nos são necessárias, reservadas como nossa cota, e não devemos aceitar nenhuma outra coisa, sabendo muito bem a quem pertence.”
O Sri Isopanisad explica que a natureza designou para cada espécie uma partilha bastante ampla tanto para a sobrevivência como para a paz e felicidade. Porém, o ser humano tem a propensão inigualável de querer desfrutar e possuir as coisas que estão além do que lhe foi naturalmente reservado. Embora a prescrição védica confirme que mediante o arranjo divino todo mundo receberá suas necessidades, e que não haverá escassez, contanto que a humanidade viva em sua condição sã e natural.
A instituição social védica, conhecida como varnasrama-dharma, organiza a sociedade em quatro varnas ou divisões sociais e quatro ashramas ou ordens espirituais conforme as qualidades e trabalho das diferentes pessoas.
A literatura védica confirma que o varnasrama-dharma existe desde tempos imemoriais. Ele foi instituído pelo próprio Sri Krishna, com o fim de satisfazer todas as necessidades materiais e espirituais dos seres vivos. Assim, o mesmo Krishna declara no Bhagavad-gita: “De acordo com os três modos da natureza material e o trabalho atribuído a eles, as quatro divisões da sociedade humana foram criadas por Mim.”
Os quatro varnas (divisões sociais) incluem:


Os vaisyas, agricultores e comerciantes. Eles provêem as necessidades vitais da sociedade, são responsáveis pelo manejo de dinheiro, o comercio e, sobretudo protegem às vacas, consideradas uma das mães do homem, e muito relacionadas com os passatempos de Krishna. Segundo os padrões védicos, matar vacas é uma barbaridade. Assim como o ksatriya protege os seus súditos humanos, os vaisyas protegem as vacas. Eles eram basicamente agricultores que cultivam cereais e legumes nas fazendas e cuidam o gado. Para os vaisyas, não era o dinheiro que significava riqueza; esta era representada pelas vacas, cereais, manteiga e leite. Segundo a concepção védica pode-se viver feliz com um pouco de terra onde se produzam cereais e que sirva de pasto para as vacas. Dessa forma o problema econômico era resolvido.

Na concepção védica, o corpo social é análogo ao corpo humano, ou ao corpo do Supremo. Por conseguinte, os brahmanas são a cabeça, os ksatriyas, os braços, os vaisyas, a cintura e os sudras, as pernas. No corpo social, como em qualquer outro corpo, todas as partes são importantes, e ninguém negligencia nenhuma parte; contudo, o cérebro é especialmente importante, pois ele transmite informações para as outras partes.
É importante destacar que estes varnas não são facções políticas ou sociais; eles são categorias naturais encontradas em toda civilização humana. Elas são criadas em base as qualificações dos indivíduos e ajudam a manter um funcionamento regulado na vida de cada membro e também na harmonia de tudo o corpo social rumo ao progresso espiritual. De fato, a sociedade torna-se exitosa apenas quando estas ordens naturais cooperam para a realização espiritual. Considera-se a instituição varnasrama como um instrumento material ideal pelo qual a humanidade pode elevar-se até a plataforma transcendental. Se todos, através de seus serviços ocupacionais, satisfizessem a Deus, haveria paz e prosperidade na sociedade, e o indivíduo poderia enfim alcançar a liberação.
Embora atualmente o sistema tem-se deteriorado na Índia em castas hereditárias, alegando que pelo simples nascimento, são brahmanas e ksatriyas, sem possuir as qualidades correspondentes para isto, sua forma original foi vigente em épocas passadas, e existem muitas historias que relatam a existência de reis piedosos que governaram de uma forma ideal durante milhares de anos.
No Bhagavad-gita Krishna declara especificamente que Ele criou as quatro ordens segundo as guna e o karma, ou seja, segundo a qualidade da natureza material e o trabalho correspondente de cada pessoa, e não de acordo com o nascimento.
Além dos quatro varnas, há os quatro asramas, ordens ou etapas da vida espiritual. Estas são:


Vanaprastha, vida retirada. A terceira etapa da vida espiritual. Na idade de cinqüenta anos, logo que os filhos já estão maiores e autônomos, aconselha-se ao casal livrar-se de todo vínculo familiar a fim de preparar-se para a vida de renúncia. Esta é uma fase intermediaria entre a vida de grihastha e a renuncia completa. No vanaprastha-asrama, o marido e a esposa interrompem as relações sexuais, e idealmente eles viajam juntos para os lugares sagrados de peregrinação, para absorver-se no cultivo da espiritualidade e assim desapegar-se gradualmente de seu lar, família e atividades comerciais. Finalmente, o homem rompe com todas as ligações familiares e aceita sannyasa, a ordem renunciada.
Sannyasa, vida de renúncia. Esta é a quarta e ultima etapa da vida espiritual. Consiste na renuncia total à vida familiar e social, com o objetivo de dominar à perfeição os sentidos e a mente e dedicar-se por completo ao serviço à Krishna. Ele abandona o lar e a família para dedicar o resto de sua vida a ajudar a todo o mundo viajando e pregando a mensagem transcendental. O sannyasi é considerado o mestre espiritual de todos os varnas e asramas, e quem segue os preceitos védicos tem o dever de mostrar-lhe respeito, por ser a personificação da renúncia.
Levando em consideração as várias posições das pessoas nos modos da natureza material, o varnsrama-dharma proporciona um arranjo científico para que todos se elevem. Rendição ao Bhagavan Supremo é a meta final da cultura védica, e esta rendição é a conclusão que rege a literatura e a tradição védica.
Nos significados do verso 42 do primeiro capítulo, Srila Prabhupada faz menção aos projetos comunitários e as atividades para a família dentro do sistema varansrama-dharma. Gostaria de saber alguns exemplos de projetos comunitários e atividades para a família dentro deste sistema, varanasrama-dharma.
ResponderExcluirAtt:. Cittavinoda dasa;
Hare Krishna.