sábado, 19 de janeiro de 2013

Porque usam esse cabelo (sikha)?

E hoje vamos revelar outro mistério...
Porque os Hare Krsna tem essa penteado tão diferente?




O nome é Sikha e junto com a roupa devocional (dhoti), o colar de tulasi e etc formam a indumentária básica de um devoto.

Como tudo na cultura védica, pode ser explicado de muitas maneiras:
1- Treina o desapego de uma aparência já que todos tem cortes de cabelo parecidos. No Bhagavata Purnaa (canto 12) consta que em Kali Yuga as pessoas terão reconhecimento pelo cabelo que usam, quanto mais moderno - melhor!

Sr. Caitanya Mahaprabhu de Sikha

2- No topo da cabeça existe um buraco no crânio e por aí se escapa energia vital (perdemos muito calor do corpo pela cabeça - e calor é energia). Os yogis quando abandonam o corpo material conscientemente (através de astanga yoga) direcionam toda energia do corpo a esse ponto e alcançam a liberação, indo aos planetas celestiais. Então se raspa toda a cabeça para exercitar o desapego de uma forma mas se mantem esse tufo de cabelo nessa posição estratégica para evitar a perda de energia vital. Se parece a história de Sansão, que perdeu sua força quando cortaram seu cabelo. É importante que a Sikha sempre esteja amarrada na pontinha para evitar perder energia.

3- Tradicionalmente na Índia, os escravos usavam esse tipo de penteado para os diferenciar das demais pessoas. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur (o Mestre Espiritual de Sripa Prabhupada) formalizou alguns aspectos da vestimenta vaisnava e indicou seus discípulos que usassem a Sikha para sempre se lembrarem que são escravos de Deus, servos amorosos do refúgio mais doce.
Sikha de Srila Gurudeva Atulananda Acharya

Ter Sikha não é obrigatório, depende do trabalho no qual a pessoa se ocupa.
E as mulheres costumam ter os cabelos longos e belamente amarrados com tranças, também para não desperdiçar energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário