quarta-feira, 25 de julho de 2012

Quem é Krishna



Se existe algum nome que possa ser dado a Deus é Krishna. Na realidade, Deus não tem um nome em particular. Dizer que Ele não tem nome, significa dizer que ninguém sabe quantos nomes Ele tem. Já que Deus é ilimitado, absoluto, Seus nomes também devem ser. Alá, Buda, Jeová, Rama, todos são nomes de Deus.
Deus tem muitas relações com Seus numerosos devotos, e de acordo com elas, recebe diferentes nomes. Já que Ele tem inumeráveis relações com eles, também tem inumeráveis nomes. Não podemos limitar somente a um nome. Poderemos entender Seus nomes na medida do desenvolvimento de nossa compreensão espiritual.
  Podemos compreender que existem nomes primários e nomes secundários de Deus, de acordo a Suas diversas funções. Por exemplo, os nomes secundários fazem alusão a Suas atividades externas tais como criar e manter o Universo, e Seus nomes primários fazem referencia a Seu aspecto pessoal e íntimo.


O nome Krishna é considerado um nome primário por excelência de Deus, já que significa o “Supremamente atrativo”. Devido a Suas ilimitadas qualidades transcendentais Deus atrai a todos, esta é a definição mais essencial de Deus. Srila Prabhupada explica que somente se Deus é atrativo, Ele pode ser chamado Deus. Todas as demais definições de Deus, como por exemplo, “todo poderoso” estão contidas no Seu aspecto “todo atrativo”.
Srila Sridhara Maharaj também explica: “Em todas as partes a atração é o elemento mais essencial. Todo o resto pode ser eliminado.” Srila Atulananda Acharya, agrega ao comentar que: O único que te interessa é o que te atrai, o que não te atrai não te interessa, e Krishna é o Supremo Atrativo. Se encontras beleza na montanha, essa beleza é de Krishna. É Seu reflexo. Você vê muitos brilhos e muitas belezas, mas sua origem é uma. Si te conectas com esse ‘um’ você pode se considerar muito afortunado”.

Assim como George Harrison escreve na introdução ao Livro de Krishna: “Todo mundo está buscando Krishna. Alguns não se dão conta disso, mas estão fazendo. Krishna é Deus, a Origem de tudo o que existe, a causa de tudo o que é, era e será”.
“All you need is love (Krishna) Hari bol”.
“Tudo que você precisa é amor (Krishna), Hari bol”

Krishna é o centro do Bhagavad Gita, um livro escrito há mais de 5000 anos, e que conta a conversa Dele com Arjuna, seu amigo e discípulo. Krishna é Bhagavan, tem opulência completa em 5 aspectos: beleza, riqueza, fama, cohecimento, força e renúncia. Por tudo isso ele é chamado de a Suprema Personalidade de Deus que atrai a todos!

Ele é Yogesvara, o senhor dos Yogis, e nos ensina - mostrando o caminho - como ir de volta ao supremo, deixando esse mundo material baseado em exploração e ilusão.

Veja uma lista de nomes de Krishna e aprenda seu significado:

Hari - Senhor de toda auspiciosidade e ladrão (de corações, manteiga...)
Hrsikes - Controlador ou senhor dos sentidos
Janardana - Amigo de todas as entidades vivas
Govinda - Aquele que agrada as vacas e Sacerdotes (brahmanas), Go também significa sentidos, ou seja, senhor dos sentidos.
Acyuta - Infalível
Syama - Que tem a pele da cor de nuvem de chuva
Vrindavanchandra - Lua de Vrindavana
Bihari - Brincalhão, arteiro
Dinabandhu - Amigo dos aflitos
Giridhari - Aquele que levantou a colina de Govardhana
Damodara - Que tem a corda enrolada na cintura (relacionado ao passatempo de Damodara e mãe Yasoda)
Gopala - Protetor das vacas
Gopinath - Senhor das Gopis (vaqueirinhas de Vrindavana)
Kesava - Que tem os cabelos pretos e encaracolados
Madhava - Mais doce que o mel
Mukunda - Aquele que dá mukti (liberação)
Parameshvara - O Supremo controlador
Radha Vallabha - O amado de Radha
Patita Pavana - Salvador dos caídos

É de derreter o coração, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário