sábado, 21 de setembro de 2013

Como orar ao Senhor Nrsimha por Padmanabha Swami


 
Como orar ao Senhor Nrsimha
Anotações de aula de Bhaktivedanta Padmanabha Swami
 
Resumo:
Devemos orar a Sri Nrsimha para
- Eliminar nossos desejos demoníacos que nos prendem ao mundo material
- Proteger o Movimento de Sankirtan
- Compreender o significado do Bhagavatam
- Sermos capaz de sentir a proteção de Krsna
- Proteger nossos Gurus (Diksa e Siksas Guru)

Há muitas maneiras apropriadas e outras inapropriadas para orar. É preciso saber de Sambandha Tattva, o conhecimento sobre os relacionamentos (da jiva com Krsna, como se dirigir ao Supremo, como devo apreciá-Lo). Não é que tudo é o mesmo, num sentido é o mesmo Krsna mas são diferentes modalidades.
Se eu gosto de uma pessoa vou querer saber tudo sobre ela e achar tudo interessante. Estamos tentando nos apaixonar do Supremo então qualquer pequeno detalhe toma muita importância e incrementa nosso Amor.
Nrsimha é Krsna mesmo numa forma particular, tome cuidado pra não vê-Lo como uma forma separada, pois ele é Krsna que aparece nessa forma adbhuta (surpreendente). Ista dev (deidade adorável) de Prahlada Maharaj é Krsna e não Sri Nrsimha, no Srimad Bhagavatam aparece que ele é um devoto de Krsna, e Krsna apareceu nessa forma no momento em que Prahlada Maharaj estava em perigo depois de varias situações que são descritas no capítulo.
O ponto é que Sr. Nrsimha é Krsna aparecendo nessa forma particular, ele é sad aisvarya purna (pleno em 6 potências: conhecimento, fama, beleza, renúncia, força, riqueza) assim como Krsna e Rama. No Srimad Bhagavatam, depois que Hiranyakasipu é aniquilado tem uma seção de versos de Prahlada Maharaj oferece ao Sr Nrsimha, muito importante ver como se dirige a Ele.
Maharaj Giri falou uma vez que devemos orar mais do lado de Hiranyakasipu que do lado de Prahlada Maharaj, ou seja, não nos colocarmos na posição de Prahlada Maharaj, e sim  nos sentirmos mais perto de Hiranyakasipu (hinanya é ouro e kasipu vem de kama, ou seja, ele é a luxúria personificada).
Sr Nrsimha diz que Prahlada pode fazer um pedido, e nesse momento vem algo importante: “você é muito rendido a mim, querido e puro, quero te dar uma benção, peça o que você quiser”. E a resposta de Prahlada Maharaj foi: “você acha que sou um vaisya, um comerciante? Que estou te adorando para pedir algo em troca? Eu não quero nada” Essa é a base de suddha bhakti, servir a Krsna com o desejo de seguir servindo a Krsna. Essa é a idéia geral do que é devoção pura, sem nenhuma outra motivação. Sri Nrsimha insistia e Prahlada respondeu: “já que insistes, te peço que jamais permita que desejos materiais penetrem em meu coração”.
Srimad Bhagavatam Canto 5 cap 18, verso 8
om namo bhagavate narasimhaya - namas tejas-tejase avir-avirbhava - vajra-nakha vajra-damstra - karmasayan randhaya randhaya - tamo grasa grasa - om svaha - abhayam abhayam atmani - bhuyistha om ksraum.
TRADUÇÃO
“Ofereço minhas respeitosas reverências ao Senhor Nrsimha Deva, a fonte de todo o poder. Ó meu Senhor, possuidor de garras e dentes que parecem raios, por favor, eliminai nossos desejos demoníacos que, neste mundo material, nos impelem às atividades fruitivas. Fazei o obséquio de manifestar-Vos em nossos corações e dissipai a nossa ignorância para que, por Vossa misericórdia, possamos tornar-nos destemidos na luta pela existência neste mundo material.”
Nrsimha matou Hiranyakasipu que era a luxúria personificada e Prahlada ora para que essa luxúria não entre no coração dele. Ai vemos como orar ao senhor Nrsimha, como é a proteção que devemos invocar. Como é essa proteção que ele oferece? Não é que vou caminhando pela rua, está tudo escuro e me encontro com um ladrão e começo a orar ao Sr Nrsimha, isso não é uma oração correta, não é uma atitude correta que incrementa bhakti (devoção), simplesmente pelo apego a esse corpo, pelo medo da morte, oro para ser protegido. Ser protegido pra que? Para seguir servindo ou só porque tenho medo?
Na verdade deveríamos orar pedindo que nos proteja de nós mesmos, de todos os demônios* que tenho dentro, que destrua todos os Hiranyakasipu que tenho dentro, que estão alojados em minha consciência. Em vez de pensar num terceiro devemos nos analisar. Srila Sridhara Maharaj dizia que ninguém pode me machucar mais do que eu mesmo. Na verdade, ninguém além de mim pode me machucar. Então me proteja disso, desse possível dano que eu posso realizar por ser uma alma condicionada, assim devemos orar.
* Explicação: demônio é aquela pessoa que se sente o controlador, o centro, o desfrutador, que é movido pela luxúria e vontade de explorar aos demais. É mais uma consciência, uma forma de viver, do que um ser maligno que se opõe a Deus como geralmente aparece no Cristianismo.
Então que pedir ao Senhor Nrsimha? “Não deixe que desejos materiais entrem em meu coração”. Claro que Prahlada Maharaj não tinha desejos materiais! Ele está nos ensinando com sua humildade. “Senhor, estou cheio de luxúria, anartas (condicionamentos), sujeiras, mas por favor, não permita que mais desejos materiais entrem em meu coração, me proteja de mim mesmo!”
Compreendendo que Sri Nrsimha é uma forma de Krsna que pode ajudar a não ceder diante de tudo isso, para poder servir melhor. Para que quero combater esses desejos? Para poder servir melhor, e não para estar tranqüilo, em paz e ir a Vaikuntha. Com nenhuma dessas intenções devemos pedir ao Sr Nrsimha que nos proteja.
“Proteja de mim mesmo para que todos os desejos materiais que tenho não sejam um osbtáculo para que eu possa lhe servir, para te satisfazer e agradar seus devotos. Só me atrevo a pedir proteção dessa maneira.”
Ou seja, não devemos ver o Sr Nrsimha como um servente meu que devo chamar quando estou em perigo, “por favor me protege, ai obrigado por me proteger”. Claro em algum nível de fé a pessoa pode fazer isso e dá certo e isso aumenta sua fé, e vai levá-la a algo superior. Mas idealmente devemos orar ao Sr Nrsimha de outra forma, como falamos agora pouco.
E tem outros devotos que gostam do Sr Nrsimha por seu aspecto, digamos, violento, destrutivo. O Sr Nrsimha vai destruir todos os demônios, atacar a todos!!! E de novo, é uma visão externa, porque dentro dessa mesma pessoa está cheio de quê? De demônios! Então deveríamos invocar esse aspecto ugra, irado, para que entre dentro de nós e cometa toda violência contra esses demônios, ao invés de direcionar ao externo, internalizar.
O propósito de invocar o Sr Nrsimha é esse, com muita humildade, sentindo-se muito necessitado, muito caído e desamparado, solicitar: “por favor, permita-me liberar-me de tantas impurezas e anartas (condicionamentos)”
Uma vez perguntaram a Srila Prabhupada se estava bem orar ao Sr Nrsimha por nossa proteção individual. Ele respondeu que não, porque era algo egoísta. Mas sim se pode adorar ao Sr Nrsimha para que proteja o Movimento de Sankirtan de Mahaprabhu. E aí tem o famoso passatempo do Kazi muçulmano que quebrou a mrdanga, quando Sri Caitanya fez a primeira demonstração de desobediência civil pacífica. Depois disso, o Kazi conta em privado a Mahaprabhu que em um sonho ele tinha sido ameaçado por um leão e que ainda tinha as marcas das garras dele no peito. O leão lhe falou para jamais atrapalhar o Movimento de Sankirtan: “nunca quebre uma Mrdanga (tambor)! É meu instrumento preferido!” Então o Sr Nrsimha é também o protetor do Movimento de Sankirtan!
Também se pode orar ao Sri Nrsimha para que possa compreender o Srimad Bhagavatam, e não é fácil chegar a essência do Bhagavatam... Tem uma historia famosa com Sridhara Swami Pada (um grande devoto anterior a Sri Caitanya, não é o irmão espiritual de Srila Prabhupada, nosso querido Srila B. R. Sridhara Swami, é um homônimo), um dos comentaristas mais famosos do Bhagavatam, Mahaprabhu apreciava muito seus escritos, como seus favoritos. A Ista Dev (deidade adorável) de Sridhara Swami Pada era Sri Nrsimha Deva.
Uma vez ele estava em Benares, um local dominado por impersonalistas e shivaistas. De fato, o comentário do Bhagavatam dele pode ter alguns detalhes que podem parecer impersonalistas mas aparecem só para que seu pensamento tenha alguma aceitação local, já que todos eram Mayavadis, só para atrair o público impersonalista. Então ele apresentou esse comentário do Bhagavatam, como sendo o natural do Vedanta Sutra e etc e as pessoas não aprovaram, disseram que não era autorizado. Diante disso, alguém disse que para saber se é fidedigno ou não que colocassem o comentário em frente ao Sr Shiva até o dia seguinte e vissem o que aconteceria. E no dia seguinte, estava o comentário e um verso que se revelou:
Fala o Sr shiva
“Eu conheço o significado interno do Bhagavatam”
Suko veti
Sukadeva Goswami conhece o Bhagavatam
Vyasa dev pode conhecer ou não
(já que ele recitou o Bhagavatam em transe)
Sridharam sarva veti
Sridhara conhece tudo
Narasimha prasidatam
pela misericórdia do Sr Nrsimha

Então ficou claro que o comentário dele era autorizado. Então podemos orar ao Sr Nrsimha para compreender o Bhagavatam e servir ao devoto Bhagavatam.
Portanto, Sri Nrsimha deve estar muito presente em nossa vida devocional, por muitos outros motivos além do momento em que encontramos um ladrão na rua de noite e oramos para que nos proteja! Se comparamos isso a conhecer o profundo significado do Bhagavatam, vemos dois extremos. Um do temor material motivado pelo apego material e outro do mundo do apego espiritual, ao Supremo.             Vejam até onde o Sr Nrsimha pode nos ajudar, acompanhar e guiar. Não nos limitemos a orar ao Sr Nrsimha somente num contexto de temor que surge pelo apego e identificação com esse corpo. Isso é totalmente superficial. Então devemos orar para que possamos servir com pureza a Krsna, removendo nossos demônios internos, para proteger o movimento de sankirtan e para compreender o significado profundo do Bhagavatam.
Existe outro aspecto também. Em Saranagati (rendição), temos fé de que Krsna vai nos proteger, portanto não precisamos pedir a Ele isso. Devemos orar pedindo para que possamos sentir essa proteção que sempre está aí mas nós por nosso egoísmo não nos damos conta. Krsna é Acyuta, infalível. Devemos orar para nos rendermos, para aceitar a proteção do senhor. Ele já mostrou em muitos momentos que vai nos proteger, em muitos versos também. Mas nós ainda não acreditamos, oremos ao Sr Nrsimha para sermos capazes de realizar essa proteção que sempre esteve presente. E assim incrementar a fé e confiança.
Do lado de Krsna não há falha, ele é Acyuta! Tenho que me concentrar porque do meu lado pode ter falhas. Muitas vezes por duvidar demais de Krsna não duvidamos de nós mesmos. Mas Krsna não falha, ao contrário de nós que constantemente falhamos. Por dedicar muito tempo a pensar se Krsna vai me proteger e etc, perdemos a atenção, o tempo de se analisar - “será que estou atuando de maneira a ser protegido?” No começo é assim, duvidamos mais de Krsna do que nós mesmos. No entanto, devemos duvidar de nós e não de Krsna! O senhor sempre está presente, quem precisa de ajuste sou eu que não sou capaz de realizar isso por conta do egoísmo em que estou submerso....

* Comentário: BV. Mangala Swami explica que também se pode orar ao Sr. Nrsimha para que Ele proteja nossos Gurus (Diksa e Siksas Guru).

Jay Sri Nrsimha Bhagavam ki jay!
Jay Bhakta Prahlada Maharaj ki jay!
Jay Gurudeva Patita Pavana ki jay!

Nenhum comentário:

Postar um comentário