quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Quem é Balarama?

No próximo sábado dia 13 é Balarama!


Balarama também é conhecido como Baladeva, é o irmão mais velho de Krishna, a Suprema Personalidade de Deus. Ele é a principal expansão de Krishna e todos os outros avatares descendem Dele. Balarama é Ananta Sesa, a serpente de mil cabeças que está sempre ocupada em contar os belos passatempos divinos e serve de cama para Visnu.

Dos três elementos transcendentais Sat (eternidade) Cit (conhecimento) e Ananda (bem aventurança), Balarama se relaciona com a eternidade e o conhecimento. Por isso ele é o Guru Primordial, Adi Guru. Balarama nasceu como filho de Vasudeva. Kamsa, o irmão invejoso de Devaki queria matar todos os sobrinhos por causa de uma previsão: ele morreria pelas mãos do oitavo filho de Devaki. Kamsa colocou sua irmã e esposo, Vasudeva, na prisão e matou cada um de seus filhos que forma nascendo. No entanto, o sétimo filho foi transferido milagrosamente da barriga de Devaki para a de Rohini (outra esposa de Vasudeva).

Por isso Balarama é chamado também de Sankarsana por remeter a essa transferência durante sua gestação. A criança foi chamada Rama mas por ser muito forte seu nome passou a ser Balarama (o forte Rama). Era o irmão mais velho de Krishna e acompanhou todos os belíssimos passatempos em Vrindavana junto com os outros vaqueirinhos que brincavam todos os dias com a Suprema Personalidade de Deus.

Porque Balarama, o filho de Rohini, aumenta a bem aventurança (ananda) nos outros, Seu nome é Rama e por causa de sua extraordinária força ele é chamado Baladeva. Ele inspira os Yadus a seguirem Suas instruções e seu nome é Sankarsana. (Bhagavata Purana 10.8.12)


Os Vaisnavas Gaudiyas vêem Balarama como a Suprema Personalidade de Deus mesma. Ele é adorado tal qual Krishna. Sempre que Krishna aparece Balarama aparece como Seu irmão. Em Rama Lila, Balarama é Lakshman e no Goura Lila, é Nityananda Prabhu. A única diferença entre Krishna e Balarama é a cor de seus corpos, o primeiro é escuro e o segundo é branco. Krishna é o criador e Balarama é a Potência Criativa, mas os dois são adorados como a Suprema Personalidade de Deus.

“O senhor Balarama é o Visnu Original, por isso quem relembrar Seus passamtempos de manhã e de noite com certeza se tornará um devoto da Suprema Personalidade de Deus e sua vida será vitoriosa em todos os aspectos.”

A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada


Nenhum comentário:

Postar um comentário