sexta-feira, 4 de março de 2011

Misérias (klesas) da atualidade

Esse mundo material está cheio de misérias... hoje trataremos delas.
Depois de tantas enchentes em São Paulo e em muitas outras cidades muitas pessoas pensam porque esses eventos acontecem.


Os Vedas descrevem que há 3 tipos de misérias em Martya Loka (outro nome para o planeta terra que significa "onde tudo morre"). A primeira é adhyatmika klesa - sofrimentos causados no nosso corpo tanto físico como mental. Adhibhautika klesa se refere aos sofrimentos causados por outras entidades viventes (amigos, inimigos, familiares, um trigre, mosquitos...). E por último temos adhidaivika klesa que são sofrimentos gerados pelas ações dos semideuses que controlar diversas energias divinas como a chuva, o vento e etc, causando secas, crises de fome pela infertilidade da terra. Essa miséria nós conhecemos bem!

Então porque os semideuses estão descontentes? No Bhagavad Gita se diz que a adoração aos semideuses é praticada pelas pessoas com pouca inteligência que mantêm relações comerciais com Deus (pedindo coisas materiais e oferencendo austeridades sem valor como não comer chocolate por determinado tempo se conseguir comprar um carro até o meio do ano, por exemplo!). No Bhagavad Gita Krishna afirma que todos os sacrifícios e austeridades devem ser realizadas com o intuito de satisfazer a Ele e não a nenhuma entidade vivente. Se fizermos isso os semideuses estarão satisfeitos já que eles próprios servem a Krishna, a Suprema Personalidade de Deus.

Então esse é o segredo: se todos servirem a Krishna os semideuses estarão satisfeitos e os desastres naturais controlados. Pensem nisso...


E para concluir, Klesa pode significar miséria e também sofrimento. Bhakti Yoga, a ciência do amor puro por Deus praticada pelos conhecidos "Hare Krishna", elimina 5 tipos de Klesa que existem aqui:

Avidya: ignorância, pensar que o temporário é permanente.

Asmita: ego falso, a identificação com o corpo (aham-mameti = eu e meu)

Raga: apego, o desejo de ter felicidade material e evitar o sofrimento

Dvesa: aborrecimiento, aversão a tristeza.

Abhinivesa: um sentimento de apego aos disfrutes do corpo por pensar que a morte vai impedí-lo de disfrutar mais.

Convidamos todos vocês para conhecerem mais sobre Bhakti Yoga!
Todos os domingos temos FESTIVAL INDIANO com música ao vivo, palestra sobre Filosofia Védica e jantar vegetariano a partir das 18h. Entrada franca.



Até a próxima :)

Bibliografia:
bhaktipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário