sábado, 11 de janeiro de 2014

Onde há refúgio?

Amigos, nesse primeiro post do ano, vamos tratar de um tema muito importante.

ONDE HÁ REFÚGIO?



Onde podemos nos sentir protegidos, cuidados, amados?
Nessa época de ano novo, tenho certeza que todos pensam nisso pois se planejam para estar entre família e projetam as metas do ano que está começando.
Então, com o intuito de lhes ajudar nessa busca, mencionamos alguns refúgios verdadeiros - pensem sobre isso.

Antes de tudo, consultando o dicionário encontramos que REFÚGIO significa: "retiro, lugar para onde se foge para escapar a um perigo". Que perigo é esse? São muitos na verdade, a morte, doença, velhice, misérias e modalidades do mundo material, nossos desejos egoístas...
Temos que reconhecer que estamos em perigo, insatisfeitos com algo. Srila Sridhara Maharaj nos ensina que devemos meditar que o meio ambiente é perfeito, sendo assim, qualquer desarmonia vem de dentro, e o processo para harmonizá-lo é também interno. É por isso que sugerimos 7 refúgios, 7 maneiras para fugir do perigo.


 
1. Guru
O Mestre Espiritual (Guru) é quem nos resgata do mundo material, como cantamos todos os dias "qual bosque em chamas o mundo nos queima, para salvar-nos como uma nuvem vem". Seu refúgio é real, serve pela eternidade. O Guru é uma representação externa do nosso coração, ele sabe tudo que levamos dentro, nossas dificuldades e potenciais. Estar na presença dele aquece o coração machucado pelos relacionamentos ásperos do mundo...

2. Maha Mantra
É o som da flauta de Krishna, é o que nos conecta com o Supremo Harmonizador - Sri Krishna. O Maha Mantra é uma vibração transcendental capaz de purificar nossa consciência a tal ponto, que Deus vem residir em nosso coração. Cantar o Santo Nome é a atividade mais prazerosa para a alma! E quanto mais conectados estivermos com a alma, mais prazer sentiremos. Para isso aos poucos vamos nos purificando da tendência a buscar felicidade e refúgio em Maya, a escuridão, a sombra de Deus. O prazer em maya é temporário, prejudica aos demais e insaciável. O prazer espiritual é eterno, beneficia a todos e é insuperável.

3. Saddhu Sanga
Estar na presença dos Santos é a melhor companhia que devemos aspirar. Por estar perto deles sentimos vontade sincera de sermos pessoas melhores, de cantar o Santo Nome, de servir.  Os Santos não estão sujeitos a moral ou tradição, seu comportamento é incompreensível para nós pois eles sempre vêem a eterna morada do Senhor Krishna quando olham para o céu - e nós fechamos os olhos porque o sol está muito forte.

4. Sadhana
A disciplina espiritual (Sadhana) é a maneira de mostramos a Deus o quanto amamos Ele. Quando gostmaos de alguém, como a mamãe com seu filhinho, ela prepara o café da manhã, arruma a mochila para a escola, penteia o cabelo e etc. É capaz de fazer isso por 15 anos sem se cansar, e emanar mais amor a cada vez que repete essa rotina, não se cansa. Por acordar cedo, meditar, estudar, cantar o maha mantra, estamos demonstrando de uma maneira prática o tanto que amamos a Deus, o quanto ele é importante em nosso dia. Isso nos preenche de amor e satisfação, porque sentimos a reciprocidade de Krsna conosco, nosso dia é maravilhoso porque adoramos ao senhor logo de manhã com todo carinho. Sadhana necessita constância, não importa se tem vontade ou não, é como a mãe, se ela está cansada, ainda assim vai preparar o café da manhã, arrumar a mochila e pentear seu filho emanando carinho. Isso se chama sacrifício, santo ofício, uma demostração de Amor.

5. Templo
Todo templo é também chamado de Ashram, palavra em sânscrito que significa refúgio. No templo, a vida espiritual é o centro, não há espaço para palavrões, brigas, inveja, fofoca, sensualidade, vulgaridade, baixa consciência. Imagine estar o tempo todo nessa vibração? Os templos são embaixadas espirituais no mundo material. E para ter a prova, para confirmar que é tudo isso de verdade, venha nos visitar: R. Muniz de Sousa, 774 - R. do Pq. da Aclimação.

6. Krishan e Seus passatempos
Escutar sobre Krishna, ler sobre seus avataras (manifestações) como  Sri Caitanya Mahaprabhu, Nrisimha Deva, Goura Nitai certamente são o maior refúgio. Compreender que Deus é um só, mas que se revela de muitas maneiras trás alívio ao coração. Krsna aceita muitas formas para dar prazer a Seus devotos, para realizar passatempos que depois serão relembrados e contados pelos devotos. Conhecer os companheiros de Krishna como seus amiguinhos em Vrindavana, seus secretários em Dwarka (Uddhava por exemplo), e especialmente sobre Seus grandes devotos como Prahlada Maharaj, Visnu Priya Devi, Jahnavi Devi e muitos outros é como receber um abraço afetuoso do Senhor.

7. Prasada
O alimento espiritual (prasada) purifica nossos sentidos e nos permite desenvolver desejos espirituais :) É um refúgio muito benéfico e sensacional. 





*

Tomar Prasada na companhia de outros devotos, falando sobre Krishna, no templo, como parte do Sadhana, na companhia dos Santos que nos inspiram a cantar o Maha Mantra por estarem dedicados ao Guru é a perfeição!! Perceberam? Juntamos as maneiras de obter refúgio em uma única frase. 

E não pensem que é apenas um sonho, pois todo domingo no Festival Indiano isso acontece:
Por misericórdia do Guru, cantamos o Maha Mantra, na companhia dos Santos (os devotos que estão fielmente dedicados a Verdade), aprendemos sobre a disciplina espiritual (sadhana) no Templo, escutamos a palestra que nos revela os passatempos de Krishna e por último tomamos Prasada conversando com os devotos.


Todos convidados! Os festivais começam sempre as 17h no domingo e a entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário