segunda-feira, 1 de julho de 2013

26 qualidades de um devoto



As 26 Qualidades de um Devoto de Krishna,
Mencionadas por Sri Chaitanya Mahaprabhu

O Senhor está satisfeito com a desenvoltura das qualidades transcendentais das entidades vivas e não pela realização artificial de sacrifícios e Yoges místicos. De outro modo, a menos que alguém esteja completamente qualificado para ser um devoto puro do Senhor, mesmo assim não poderá ser liberado do enredo material .

1. AMÁVEL - O devoto é misericordioso com todas as pessoas. Ele é bem querente e amigo de todas as entidades vivas. O devoto não está somente fixo na sociedade humana, mas também está preocupado com os animais e plantas. O devoto sincero trata todas as entidades vivas da mesma maneira pra que elas possam ser liberadas da escravidão voltem ao lar, a Krishna.  
2. HUMILDE - Ser humilde significa que o devoto deve estar tranqüilo. A humildade do devoto não deve ser artificial deve ser honesta, profunda e natural. A humildade se revelará quando a alma condicionada admite suas atitudes equivocadas, seus erros perante Kirshna e ore por Seu perdão e para estar sempre em serviço devocional.  
3. VERACIDADE - A verdade primordial para um devoto é manter seus votos, seguir os princípios regulativos e cantar as 16 voltas de Japa diariamente. O devoto não deve realizar nenhuma atividade ilegal, deve atuar para os interesses de Krishna e não para seus interesses próprios. Assim ele permanecerá fixo na Verdade Absoluta.  
4. IGUAL PARA COM TODOS - Um devoto vê a alma e a Superalma no coração de todos. Ele trata a cada um de acordo com essa posição. Está é a melhor maneira de agir para o avanço na vida espiritual.   5.PERFEITO - Um devoto que em palavras, atos e pensamentos está sempre fixo em Krishna e executa o desejo do Senhor Supremo com habilidade é considerado um devoto perfeito  
6. CARIDOSO - Um devoto é caridoso porque sabe que o amor por Krishna é o melhor e ele distribui este amor sem motivos pessoais, sua caridade não tem limites. É como a felicidade que alguém experimenta quando ganha o presente da consciência de Krishna.  
7. SERENO - Um devoto evita a ilusória felicidade material e assim está livre do sofrimento causado por ele. Ele sempre permanece tranqüilo porque está satisfeito em consciência de Krishna.  
8. PUREZA - O movimento para a consciência de Krishna chegou para purificar o mundo em uma revolucionária maneira de princípios como por exemplo o cantar do Maha Mantra - HARE KRISHNA - o qual purifica o coração de todas entidades vivas. 
9. SIMPLICIDADE - A mais alta realização é ver Krishna como proprietário de tudo. O devoto sincero não só está satisfeito de ver Krishna assim mas também em ocupar tudo de maneira a Servi-Lo. 
10. BENEVOLENTE - Como a consciência de Krishna se revela no coração de todas as entidades vivas, o trabalho de um devoto não está restrito a uma raça, espécie, etc. Seu trabalho está voltado ao benefício de todas as entidade vivas.  
11. PACÍFICO - Ser pacífico não significa manter fisicamente a paz. Significa experimentar a paz verdadeira. Alguém que provou do conhecimento acerca de Krishna e realizou que não há nada mais além dEle pode ter uma verdadeira paz e se libertar do medo.  
12. COMPLETAMENTE APEGADO A KRISHNA - A devoção a Krishna não é sentimental nem caprichosa, é autorizada e cientifica. Por praticar serviço devocional podemos aprender como nos entregarmos a Krishna apropriadamente. Estar completamente entregue a Krishna é a meta de todo devoto. O devoto sincero quer ser libertado dos desejos materiais. Estar completamente entregue a Krishna é a mais importante das qualidades a se desenvolver.  
13. SEM DESEJOS MATERIAIS - Quando alguém está completamente ocupado em serviço devocional, não se da conta se seus desejos materiais estão sendo satisfeitos. E quando alguém está satisfeito em serviço devocional ele se da conta que seus desejos estão satisfeitos. Ele não percebe que não tem mais desejos materiais, ele somente deseja servir a Krishna e a seu mestre espiritual.  
14. INDIFERENTE COM AS POSIÇÕES MATERIAIS - Um devoto deve usar todas as suas coisas em serviço a Krishna e não deve se apegar ou depender delas. Ele pode servir a Krishna usando as coisas materiais fazendo com que elas se transformem em espirituais. 
15. FIXO - As realizações de um devoto devem ser estar profundamente dedicado a seu mestre Espiritual e a Krishna, não se influenciar por mais nenhum tipo de ato fruitivo, sofrimento ou filosofia impersonalista. 
16. AUTO-CONTROLADO - Existem seis classes de qualidades negativas chamadas: luxúrias, ira, avareza, loucura e inveja. Um devoto puro controla estas más qualidades executando serviço devocional. Não se pode mascarar estas qualidades más, porém pode-se facilmente compensar com conhecimento transcendental e com o deleite do gosto de servir Krishna. 
17. NÃO COMER MAIS DO QUE NECESSÁRIO - O Senhor Krishna explica no Bhagavad-Gitá que um yogue não come mais do que o necessita. Isto significa que que alguém pode facilmente digerir, de acordo com a medicina milenar Ayurvedica: 1/2 de comida, 1/4 de água e 1/4 de ar. 
18. SENSATO - Um devoto não está intoxicado pelo desfrute material. Ele reduz suas necessidades ao mínimo e oferece toda sua vida a Krishna. Assim ele está completamente em equilíbrio. 
19. RESPEITOSO - Um devoto oferece seus respeito a outros sem esperar nada em troca. Ele respeita a cada um como parte de Krishna e trata a todos de acordo com esta posição. 
20. DESAPEGO POR POSIÇÃO MATERIAL - Um devoto não está atraído por posições materiais as quais lhe ajudariam a obter prestigio. Ele vê tudo neste mundo material como um reflexo de Krishna - O Todo Atrativo - a causa de todas as causas. 
21. SÉRIO - Para que se tenha uma vida feliz em consciência de Krishna devemos estar conscientes que a existência material pode terminar a qualquer momento e o caminho de volta ao Supremo, não é fácil de ser seguido. Ser sério significa que o devoto deve estar constantemente pensando em Krishna que é a meta última de vida. 
22. COMPASSIVO - A essência da compaixão e a distribuição de conhecimento transcendental e a base disto são os livros de Sua Divina Graça Srila Prabhupada, e a força deles nossa pureza. 
23. AMISTOSO - O devoto é amistoso porque ele conduz a todos graças a Krishna , o melhor amigo de todas as entidades vivas.  
24. POÉTICO - Um devoto sempre é poético porque é capaz de conectar tudo com a natureza transcendental de Krishna.  
25. SILENCIOSO - Silêncio significa que alguém deve somente falar acerca de Krishna e não falar assuntos materiais.
26. ESPERTO - A essência da vida devocional de um devoto é que ele pode fazer tudo por Krishna, mas o devotos mais esperto dentre os demais será aquele que está mais entregue a Ele.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário