segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Quem é Sri Caitanya Mahaprabhu?

Nos fins do século quinze, o mais extraordinário reformador religioso, cultural e político apareceu na Bengala Ocidental. Seu nome é Sri Caitanya Mahaprabhu, o fundador do atual movimento Hare Krishna. Ele também é conhecido como Sri Gauranga, devido à sua compleição dourada. Aceito por muitos eruditos e teólogos como encarnação de Krishna, ou Deus, Sri Caitanya Mahaprabhu estabeleceu um revolucionário movimento espiritual baseado na antiga literatura védica.







Colocando de lado as sufocantes restrições do sistema de castas da Índia, Ele permitiu que as pessoas de todas as partes transcendessem as barreiras sociais e alcançassem, através do cantar do maha-mantra: "Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare" a máxima plataforma de iluminação espiritual.

Seu nascimento, no ano de 1486, em Mayapur, Índia, já fora predito há muito tempo pelas escrituras milenares da Índia. Quando jovem, o Senhor Caitanya começou a executar Sua missão divina de permitir que as pessoas de qualquer classe social tivessem acesso ao amor a Deus. Sri Caitanya ensinou que este despertar poderia ser obtido através do cantar dos santos nomes de Deus, o mantra Hare Krishna.

 Enquanto viajava por toda a Índia, multidões compostas de centenas de milhares de pessoas juntavam-se a Ele. Sri Caitanya receitava-lhes com freqüência um verso sânscrito, descrevendo a essência de Seus sentimento: "Nesta era de Kali (era das desavenças e hipocrisia) não há outra maneira para o progresso espiritual, não há outra maneira, não há outra maneira. Senão cantar os santos nomes de Deus, cantar os santos nomes de Deus, cantar os santos nomes de Deus".

Depois que o movimento de sankirtana (canto congregacional) ganhou popularidade, um pequeno grupo de hindus invejosos, provenientes da terra natal do Senhor Caitanya, decidiu hostilizar o Senhor e Seus devotos. Então decidiram mentir para o magistrado muçulmano (Kazi), dizendo que o Senhor estava violando a doutrina hindu. Em seguida, o Kazi, chamado Nababo Hussain, enviou policiais, que pararam o canto congregacional dos devotos. Em resposta, Caitanya Mahaprabhu organizou um grupo de desobediência civil, composto de cem mil homens, o qual cantou e dançou pelas ruas de Navadvipa em violação à ordem do magistrado.

 Chegando à casa do Nababo Hussain, o senhor explicou que o cantar do mantra Hare Krishna era o autêntico método hindu para se adorar a Deus, sobretudo nesta era. O Kazi, comovido pela pureza do Senhor, declarou que daquele dia em diante seria uma ofensa alguém inferir no movimento de sankirtana. Hoje em dia, em Navadvipa, os peregrinos hindus ainda visitam o túmulo do Kazi para oferecer-lhe seus respeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário