segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Passatempo de Damodara



Krsna realiza muitos passatempos para a alegria de seus devotos...


Hoje contamos pra vocês o passatempo de DAMODARA.

No final de OUTUBRO começa DAMODARA MASA, um momento muito auspicioso para começar a vida espiritual ou renovar votos.

Mãe Yasoda, a mãe de Krsna, cuidava especialmente de uma vaquinha muito querida chamada Ganga que dava o leite preferido de seu amado filhinho. Ela própria cuidava dessa vaca, ainda que Yasoda mataji tivesse muitas criadas que poderiam fazer isso, com toda afeição.

Esse leite era batido e transformado em manteiga num processo bastante demorado, enquanto mãe Yasoda compunha músicas glorificando os passatempos de Krsna. Um dia ela estava batendo o leite e seu filho apareceu querendo mamar e mãe Yasoda rapidamente colocou Krsna em seu colo. Enquanto a Suprema Personalidade de Deus mamava, o leite que estava no fogão começou a ferver - então mãe Yasoda colocou Krsna de lado e foi apagar o fogo. Nesse momento Krsna, como uma criança muito mimada e levada, começou a chorar e quebrou todos os potes com a manteiga que mãe Yasoda com muita paciência estava preparando e saiu correndo para se esconder. 

Quando mãe Yasoda voltou e viu toda a bagunça ficou chateada e começou a procurar Krsna por todas partes para corrigí-lo! E Krsna fugia de mãe Yasoda e ela corria atrás dele! Num momento, ele olhou para o rosto de sua mãe que estava suando, seus cabelos desamarrados, seu sari desalinhado - por misericórdia com sua mãe que estava tentando educá-lo, ele permitiu que ela o alcançasse.

Mãe Yasoda deu uma bronca em Krsna e resolveu amarrá-lo num pilão de madeira como castigo. Então ela passou uma corda por sua cintura (Damodara significa exatamente isso, corda no abdomen) e observou que faltava 2 dedinhos para dar um nó. Prendeu mais corda repedidamente e sempre faltavam 2 dedos... Mãe Yasoda já estava nervosa de novo e Krsna, por misericórdia, deixou que sua mãe o amarrasse para puní-lo. 

Significado do passatempo de Damodara


- Krsna é a SUPREMA PERSONALIDADE DE DEUS e é ilimitado. No entanto, para satisfazer a sua devota pura, mãe Yasoda, ele se tornou limitado podendo ser amarrado ao pilão, só para que mãe Yasoda pudesse educá-lo bem.

- Esses 2 dedinhos de corda que sempre faltavam são KARMA e JNANA, portanto com ATIVIDADES PIEDOSAS (KARMA) ou CONHECIMENTO (JNANA) não se pode alcançar Krsna. Somente por MISERICORDIA e muito ESFORÇO é que Krsna se revela a seu devoto!

- Em Damodara Masa que começa dia 28 celebramos esse bonito passatempo que nos mostra a misericórdia que tem Krsna com seus devotos e como ele se satisfaz brincando com eles!

- É um momento muito bom para comecar uma vida espiritual e renovar votos, por ser um momento em que Krsna está especialmente sensível a qualquer incentivo a Bhakti Yoga.

Um comentário:

  1. Obrigada pela explicação!
    Estava tentando entender o que era Damodara, e achei ótima a explicação simples, objetiva e esclarecedora.
    Espero poder aproveitar bem este período de Damodara.
    Hare Krishna!

    ResponderExcluir