quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Quem é o sr. Jagannatha?

A Índia é o berço de muitas culturas e é reconhecida pela diversidade espiritual. Jagat significa universo e Nath é senhor, portanto Jagannatha significa “Senhor do Universo”. Deus é o Supremo Controlador de tudo, é a essência - a causa de todas as causas.
            Há muitos passatempos (histórias) do Sr. Jagannatha e Ele é adorado existe a milhares de anos de acordo com a arqueologia (mas não seria lógico imaginar que desde que Deus existe ele é acompanhado pelo seus devotos?)
           O Sr. Jagannatha (com o rosto negro e belos olhos arregalados)tem a seu lado Baladeva (com rosto branco), seu irmão mais velho e Subhadra (com o rosto amarelo), sua irmã mais nova. Na Índia há um templo muito antigo na cidade de Puri que é visitado por muitos peregrinos, é nesse templo que se inicia o Festival de Ratha Yatra. Uma vez por ano o senhor supremo sai do templo e passeia pelas ruas da cidade dando seu darshan (visão) a todos os devotos que com muita devoção puxam o carro feito anualmente de madeira de aproximadamente 15m.
            A forma do Sr. Jagannatha é bastante inusitada: rosto negro, sorriso largo e olhos grandes e arredondados. Essa é a forma de Deus extasiado pelo amor de seus devotos! Jagannatha entrou em êxtase quando sentiu o amor que seus devotos sentem por ele. Os olhos bem abertos não querem para de olhar seus devotos, seu corpo mudou de cor e o sorriso é de plena satisfação espiritual. Os braços estendidos querem abraçar a todo o universo. 
            Deus é um só e é Amor. Todas as religiões garantem o mesmo! Ele se apresenta de muitas maneiras porque nós O queremos de muitas formas. Mesmo assim Ele é um só e tudo que Ele deseja é nosso coração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário