terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Meditando em casa




Todos os dias em casa ou ashram existe um novo começar, um renovar de ideais e votos espirituais.  Para sempre ter a consciência fresca e clara existem algumas meditações e práticas que ajudam a regular o bem dia desde o começo da jornada.
Recomenda-se acordar cedo pela manhã para aproveitar os horários mais propícios para a prática espiritual. O horário que começa uma hora e meio antes da saída do Sol é considerado o período mais auspicioso do dia, conhecido como brahma-muhurta, ou o “momento mais espiritual do dia”.
Neste lapso de tempo a consciência fica mais receptiva as impressões espirituais, à meditação e ao estudo dos livros sagrados. É possível verificar como o meio ambiente está muito favorável para estas práticas nessa hora, já que a bondade prevalece no entorno, a cidade ainda “dorme”, e os barulhos próprios dela, não interferem. A mente das pessoas também está menos ativa e agitada em comparação com outros momentos, portanto os obstáculos para a meditação são reduzidos.
Na antigüidade era costume receber o Sol nascer com oblações e respeitos, e não se concebia dormir enquanto o maravilhoso espetáculo do alvorecer acontecia.
  Após acordar o discípulo oferece reverências, prostrando-se com a testa no chão, se lembra de seu guru recitando seu pranam, ou mantra de reverência específico, logo o Pañca-tattva Mantra e finalmente o maha-mantra Hare Krishna, ou simplesmente três vezes: "Krishna, Krishna, Krishna" para lembrar ao Senhor. Desta forma oferece suas atividades diárias a seu guru e Krishna e pede Suas bênçãos para poder executá-las com uma  consciência adequada.
Ao cantar os nomes do Senhor todas às influências inauspiciosas do sono da noite são destruídas e assim a imagem pura de Krishna se torna a primeira impressão que se fixa na mente para esse dia.
  Depois de fazer suas necessidades físicas e escovar os dentes, o devoto toma banho, meditando na purificação do corpo e da mente. Ao tomar banho ele se livra das impurezas expelidas pelo corpo físico durante as horas de sono e também das impurezas sutis manifestadas na forma de pensamentos ou desejos luxuriosos, temores e atrações, pesadelos, etc., impressas na noite no corpo energético. Inclusive se recomenda o banho frio, se a saúde permitir, já que é muito mais eficaz na purificação do corpo sutil.
É importante enfatizar que a forma mais potente de purificação é a lembrança do Senhor e cantar de Suas glórias. Por isso é recomendado recitar o seguinte mantra dos Vedas enquanto se toma banho para ajudar com esta meditação:
om apavitrah pavitro va
sarva vastham gato pi´va
yah smaret pundarikaksam
sabahyabhyantarah sucih
sri visnuh sri visnuh sri visnuh
"Estando puro ou impuro, tendo passado por todas as condições de vida material, quem lembra a Krishna, O de olhos de lótus, se volta externa e internamente puro."
 Depois de tomar banho coloca-se roupa limpa e continua com a meditação no visnu-tilaka, muito importante para começar  purificado as atividades de serviço diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário