A meditação no visnu-tilaka
consiste em decorar o corpo com os nomes divinos de Visnu ou Krishna
aplicando uma argila sagrada em doze partes do corpo. A argila, conhecida como gopi-candan é originária da Terra
sagrada de Vrindavana, onde o Senhor Krishna realiza Seus passatempos
transcendentais quando desce ao planeta.
Esta meditação indica a rendição a Visnu, o Padma Purana afirma que a tilaka
simboliza os pés de lótus de Visnu,
que ao serem marcados no corpo o purificam e o consagram a Seu sagrado serviço.
Os doze pontos em que se
aplica, não são arbitrários, eles são pontos sensitivos (chakras) que facilmente absorvem energia espiritual gerada por
recitar e colocar mentalmente o Senhor nessas posições. Assim o Senhor se
satisfaz e reside ali, portanto o corpo que é decorado com tilaka é considerado um templo do Senhor Visnu.
O Padma Purana
declara que a tilaka é um
pré-requisito para fazer yajña
(cerimônias sagradas), caridade, austeridade, estudo védico ou qualquer outra
atividade espiritual.
Ver um vaisnava
usando tilaka é muito auspicioso. A
forma é conhecida como Urdhva pundra,
o templo do Senhor Hari, e formado
por duas linhas paralelas feitas com o gopi-candan
em de cima para baixo e na base é desenhado uma folha de Tulasi. O espaço entre as linhas deve ser limpo, já que lá é a
residência do Senhor Visnu. No lado
esquerdo da tilaka está o Senhor Brahma e no lado direito o Senhor Siva.
Na ausência de gopi-candan,
pode ser usado a terra de Tulasi, a
terra de algum rio, água do banho da deidade ou simplesmente água. O mais
importante é recitar dos Nomes de Visnu
nestes pontos específicos.
Depois de vestir roupa limpa
e sentar-se numa asana (almofada ou
tapete) a pessoa deve aplicar visnu-tilaka
com a ponta do dedo meio ou anular nas doze partes do corpo
específicas recitando o mantra
correspondente. Pode misturar água (preferivelmente água de um rio sagrado,
através da invocação dele) no gopi-candan
até produzir uma pasta e assim observar sua imagem no espelho marcar seu
primeiro visnu-tilaka na testa
falando o seguinte mantra: om kesavaya
namah; a seguir confira os doze mantras
completos e seus respectivos lugares de aplicação.
Se seu tempo é muito limitado pode aplicar tilaka só na testa, mas sempre opte por aplicar em todo o corpo
para a purificação completa.
1. om
kesavaya namah (testa)
2. om
narayanaya namah (abdômen)
3. om
madhavaya namah (peito)
4. om
govindaya namah (garganta)
5. om
visnave namah (lado direito do abdômen)
6. om
madhusudanaya namah (braço direito)
7. om
trivikramaya namah (ombro direito)
8. om
vamanaya namah (lado esquerdo do abdômen)
9. om
sridharaya namah (braço esquerdo)
10. om hrsikesaya
namah (ombro esquerdo)
11. om padmanabhaya
namah (parte superior das costas)
12. om damodaraya
namah (parte superior da cintura)
Finalmente, qualquer água que tenha ficado se deve
secar na parte superior da cabeça com o mantra:
om vasudevaya namah. Com estas atividades purificatórias prévias o
devoto pode começar com um humor feliz e entusiasta a realizar seus
deveres diários.
Os devotos que residem no templo começam suas
atividades de sadhana-bhakti
participando da cerimônia de mangala-arati,
fazendo oferendas à Deidade, servindo a seu guru na adoração no altar, cantando
e dançando com devoção, adorando Tulasi-devi,
recitando gayatri-mantra e japa-mala, estudando as escrituras e
finalmente tomando os remanentes dos alimentos oferecidos a Krishna.
Logo cada membro da comunidade se dedica a seus
deveres prescritos, utilizando todo seu tempo disponível para realizar seu
serviço devocional de acordo a instrução de seu Gurudeva e vaisnavas
maiores.
Embora a situação das pessoas externas ao ashram seja bastante diferente da citada
acima, é importante poder dispor de um pequeno lapso de tempo para a meditação
diária, antes de começar as atividades corriqueiras, como trabalhar, estudar,
etc.
Por exemplo, começar o dia com uma pequena oferenda ao
mestre espiritual e a Krishna, pode
ser um incenso e uma flor, cantando o maha-mantra
ou outra canção devocional, para assim consagrar o dia a eles e pedir Suas
bênçãos para todas as atividades.
Também pode oferecer uma fruta ou qualquer alimento
preparado com devoção. Cantar uma volta de japa
frente a seu altar é altamente satisfatório neste ambiente carregado de bondade
transcendental.
Cada um poderá adaptar sua prática de sadhana a tempo, lugar e circunstância
particular. Mas tente aplicar alguma destas recomendações em seu dia-dia e
experimente seus resultados práticos! Ou opte por visitar o templo e integrar-se
nestas atividades de sadhana práticas
em companhia dos devotos.
Traduções de cada mantra:
obs.: os nomes podem ter mais de um significado, caso você conheça outro e queira compartilhar nos escreva: vrindabr@ig.com.br
1. om kesavaya namah - aquele que tem os cabelos encaracolados
Traduções de cada mantra:
obs.: os nomes podem ter mais de um significado, caso você conheça outro e queira compartilhar nos escreva: vrindabr@ig.com.br
1. om kesavaya namah - aquele que tem os cabelos encaracolados
2. om
narayanaya namah - reservatório das riquezas
3. om
madhavaya namah - mais doce que o mel
4. om
govindaya namah - que dá prazer as vacas e aos brahmanas, e aos sentidos
5. om
visnave namah -
6. om
madhusudanaya namah - aquele que acaba com as dúvidas
7. om
trivikramaya namah - que tem 3 linhas no pescoço
8. om
vamanaya namah - avatar de krsna, o anão brahmana
9. om
sridharaya namah - senhor supremo
10. om hrsikesaya
namah - o amo dos sentidos, controlador
11. om padmanabhaya
namah - senhor dos pés de lótus
12. om damodaraya
namah - referente ao passatempo de mae yasoda que amarrou uma corda no abdomen de krsna
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