Os ashrams
são lugares em que se reúnem pessoas que realmente estão dedicadas à busca
da Verdade de maneira incondicional. Elas seguem os princípios do dharma, ou deveres da humanidade, e ali
praticam a atividade natural da alma, em comunhão amorosa com Deus e todas as
criaturas viventes.
Na antiga Cultura Védica da Índia, antes de
todos os jovens casarem passavam um tempo no ashram (templo) de seu Mestre Espiritual para aprender as coisas
essenciais da vida. O trabalho desinteressado, o serviço, o controle dos
sentidos, o estudo das Escrituras Sagradas, o canto de mantras e a execução de
sacrifícios, tudo isso era parte da formação do estudante.
Nos Yoga
Monastério convivem devotos brahmacaris (homens)
e brahmacarinis (mulheres), ambos
estudantes celibatários, e grhasthas internos
(chefes de família) que seguem estritamente os princípios do sadhana (prática espiritual regulada) e
sob a orientação de um devoto maior, idealmente um sannyasi (monge renunciante).
As mulheres também participam do
Yoga Monastério, especialmente nos ashrams
conhecidos como visnu priya, locais
de refúgio e treinamento espiritual, onde recebem mulheres desprotegidas da
sociedade materialista, também sob a
proteção de um devoto maior ou sannyasi.
Os devotos novos devem ser treinados neste Yoga Monastérios para
assim desenvolverem uma firme base para se tornarem líderes espirituais no
futuro, para benefício da sociedade em geral.
Pessoas externas ao ashram também podem, e devem participar
nos Yoga Monastérios, de acordo com a disponibilidade. Com este fim,
organizam-se retiros, seminários, festivais espirituais etc, para todos que
desejam viver uma experiência espiritual e assim fortalecer sua prática
individual e acrescentá-la em sua rotina diária.
Sadhana-Bhakti
O Sadhana-Bhakti
é formado pelos princípios da prática de bhakti-yoga
na plataforma de vaidhi-bhakti, ou bhakti regulado, que logo se transforma
em devoção espontânea ou raganuga-bhakti
e finalmente em Prema ou Amor Puro
por Sri Krishna. SADHAKA é aquela pessoa que pratica sadhana como um meio para atingir a devoção.
Também pode ser entendido como o estudante da ciência espiritual que modela sua
vida com práticas regulares e constantes para alcançar uma meta suprema.
Este
caminho é trilhado na companhia dos sadhus
ou aqueles que estão fixos nesse objetivo supremo e sob a direção de quem
trabalhou essa perfeição, que é a Sat
Guru ou o Mestre Espiritual e Guia Eterno. A vida e a alma do sadhaka é o Sadhana e o serviço ao Guru
e aos Vaisnavas (devotos).
Um princípio básico do vaidhi-bhakti, por exemplo, é a necessidade de aceitar o abrigo de
um Mestre Espiritual autêntico, ser iniciado por ele e servi-lo com fé e
devoção. Qualquer pessoa que esteja
seriamente buscando alcançar a verdadeira felicidade deve buscar um mestre
espiritual autêntico e abrigar-se nele por intermédio da iniciação.
Considera-se um mestre espiritual
autêntico aquela grande personalidade que se abriga na Divindade Suprema,
deixando de lado todas as considerações materiais, que tenha dominado
completamente a influência dos agentes de deleite dos sentidos (língua, órgãos
genitais, estômago, ira, mente e palavras) e que tenha compreendido a conclusão
das escrituras deliberando e argumentando com firmeza e realização
própria. A aceitação de um mestre
espiritual, então, é o ponto crucial para se avançar na vida espiritual.
Se o
discípulo tem sempre a atitude fixa na satisfação do mestre autêntico então
progredirá com muita facilidade no caminho espiritual. Isto está confirmado nos
Vedas: “Tudo se
revela muito facilmente para uma pessoa que tenha Fé inabalável tanto em Deus
quanto no mestre espiritual.”
Além
desses três princípios básicos (aceitar um mestre espiritual, ser iniciado por
ele e servi-lo com fé) Srila Rupa Gosvami
(grande mestre do Vaisnavismo)
enumerou outras sessenta e quatro atividades, por meio das quais um devoto na
plataforma inicial de Serviço Devocional, ou Vaidhi-sadhana-bhakti, pode ocupar todos seus sentidos, incluindo a
mente, no serviço ao Senhor.
Entre estas
sessenta e quatro atividades foram selecionadas cinco como as principais:
1. Associar-se
com os sadhus (Sadhu-sanga)
2. Cantar os Santos Nomes do Senhor
(Nama-kirtana)
3. Escutar o
Srimad-Bhagavatam (Bhagavata-sravana)
4. Morar num
lugar sagrado (Mathura-vasa)
5. Adorar a
Deidade com grande Fé (Arcana)
Praticar estes princípios assegura um rápido
avanço no serviço amoroso que culmina em Prema
Bhakti, ou Amor Puro por Sri Sri
Radha e Krishna.
Sadhu-Sanga: Asociar-se com devotos
Destas
cinco atividades principais do sadhana-bhakti,
duas são as mais importantes: associação com sadhus (ou devotos) e cantar o Santo Nome. Destas duas, a
associação com os devotos é a principal, porque da reunião com eles deriva
todas as demais atividades devocionais, especialmente o canto de Hare Krishna. No caso da impossibilidade
da relação com os devotos, então o canto do Santo Nome se torna a atividade
principal no sadhana-bhakti, e se o
cantar é sincero e intenso naturalmente vai invocar e trazer a presença dos
devotos rapidamente para perto.
Sadhu-sanga
significa seguir os sadhus para ouvir
atentamente deles Hari-katha (tópicos
relacionados a Krishna), aprender com
suas atividades, seguir suas instruções e oferecer-lhes serviço.
Assim declaram as escrituras: “A causa raiz do Serviço
Devocional ao Senhor Krishna é a associação com devotos avançados. Inclusive
quando o amor adormecido por Krishna desperta na pessoa, a associação com os
devotos continua sendo o mais essencial. Somente um instante (lava) de
associação com os devotos, outorga toda perfeição e sucesso; esse é o veredicto
de todas as Escrituras”.
Um lava equivale a 4/45 de segundo, o tempo
que demora um piscar de olhos. Comenta-se que inclusive esta diminuta fração de
tempo com devotos avançados nos conduz ao logro de todas as perfeições. A esse
ponto chega a potência transcendental de sadhu-sanga.
Da
associação com as grandes almas que estão ocupadas cem por cento no Serviço
Devocional ao Senhor vem a maior benção espiritual, que consiste na atração
positiva e progressiva por Sri Krishna.
Ao relacionar-se com devotos de Krishna, se cultiva a consciência de Krishna e, como conseqüência, aparece
uma inclinação natural ao Serviço Amoroso ao Senhor Supremo. Este é o processo
mais direto para aproximar-se do Senhor Krishna, por causa do apreço natural
que provêm da associação com devotos.
Somente com esta relação a alma
condicionada pode ter um gosto pelo Amor transcendental, e assim reavivar sua
consciência de Deus. Se
não existe apego pelos Sadhus, então
o canal através do qual o próprio Sri
Krishna derrama Sua misericórdia se verá perturbado e obstruído, e isto não
será benéfico para nossa vida devocional.
O Senhor declarou enfaticamente nos
Vedas: “Adorar ou servir a Meu devoto é ainda
mais importante que adorar a Mim mesmo”. E ainda: “Ó
Arjuna, aqueles que declaram serem Meus devotos, realmente não o são. Eu
considero unicamente como Meus devotos aos serventes de Meus devotos”.
Naturalmente, recomenda-se
Sadhu-sanga, ou associação com sadhus, para que a associação materialista seja
rejeitada, assim como a associação com pessoas de mentalidade mundana,
pseudo-sadhus ou aqueles que estimulam o crescimento de más tendências. Este
tipo de relação deve ser evitado.
Em contraposição ao
Sadhu-sanga, Asat-sanga é a associação com pessoas não interessadas na meta
suprema da vida. A entidade viva é um ser social e ao abandonar a associação
com aqueles que procuram valores espirituais, terá que se aproximar de pessoas
materialistas. Com isto se estimulam as atividades não devocionais que arruínam
qualquer crescimento alcançado. Portanto, deve-se ter muito cuidado para defender a
trepadeira do bhakti cercando-a
mediante o cumprimento dos princípios regulativos e com a associação dos
devotos.
Quando
encontrar os vaisnavas deve oferecer
reverências sem reservas, já que ambos lembram que Visnu ou Krishna reside
dentro de cada um deles. A pessoa sábia, quando oferece reverências está
oferecendo seus respeitos à Alma Suprema que está dentro do coração de todos.
Nesta bela e amorosa relação com os devotos nossa consciência de Krishna floresce.
Nama-Kirtan: O Canto do Santo Nome
Hare Krishna, Hare Krishna,
Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
Nama significa
“Nome” e Kirtana significa “cantar,
glorificar ou descrever de forma plena e completa”. Portanto Nama Kirtan significa o “Canto dos
Santos Nomes de Deus”, como um meio pleno e completo de glorificação e
realização de Deus.
Assim explicam os mestres antecessores: “O Santo Nome é tudo. Não
existe um conhecimento tão puro como o que revela e encerra o Santo Nome. Não há voto mais
poderoso que seu canto, nem meditação mais efetiva, nem fruto maior que o
alcançado por meio do Nome. Não há maior renúncia nem paz maior para ser
conquistada. Neste mundo não existe atividade mais piedosa que cantar o Nome.
Não existe processo espiritual mais rápido que Seu canto. O Nome é a liberação
mais elevada, a liberdade máxima, o destino supremo, o ponto em que nada mais
precisa ser buscado. O Nome é a devoção mais almejada, a inclinação mais pura
da alma. O Nome é o amor mais sublime, e a lembrança direta do Senhor. O Nome é
a causa de todas as causas. É o Senhor Supremo, o mais adorável, a forma do
Guru para levar-nos ao Senhor”. (Srila Bhaktivinoda Thakur)
Sri Caitanya Mahaprabhu recomendou que todos cantem o mantra Hare
Krsna para limpar a poeira do coração. Sob a guia de um Mestre Espiritual,
o discípulo é treinado para cantar o Maha-Mantra
Hare Krishna com uma atitude de serviço, e desta forma rapidamente pode
compreender a natureza transcendental dos Santos Nomes de Krishna.
Nenhuma ramificação ou aspecto do bhakti está completo sem o canto do Nome
do Senhor, assim como nenhum membro do corpo pode funcionar sem a presença da alma. Nama-kirtana é a vida de todas as
formas de serviço devocional.
O maha-mantra pode ser cantado tanto como “japa” ou como em “kirtana”.
Quando
um mantra ou hino se canta suave e lentamente, chama-se “japa”, e quando o mesmo mantra é cantado em voz alta, é chamado de
“kirtana”. Assim, quando se pratica japa
é para benefício próprio e quando se executa kirtana é para o benefício de todos os que escutam.
A
importância de cantar o maha-mantra é ressaltada muitas vezes nas Escrituras: “Qualquer resultado
que era obtido em Satya-yuga (era dourada) por meditar em Visnu, em Treta-yuga
(era de prata) por realizar sacrifícios e em Dvapara-yuga (era de cobre) por
servir os pés de lótus do Senhor, se pode obter em Kali-yuga (era atual de
ferro), simplesmente por cantar o maha-mantra Hare Krishna.” (SB 12.3.52)
Nenhum comentário:
Postar um comentário