Se existe algum nome que possa ser dado a Deus é Krishna. Na realidade, Deus não tem um nome em particular. Dizer que Ele não tem nome, significa dizer que ninguém sabe quantos nomes Ele tem. Já que Deus é ilimitado, absoluto, Seus nomes também devem ser. Alá, Buda, Jeová, Rama, todos são nomes de Deus.
Deus tem muitas relações com Seus numerosos devotos, e de acordo com elas, recebe diferentes nomes. Já que Ele tem inumeráveis relações com eles, também tem inumeráveis nomes. Não podemos limitar somente a um nome. Poderemos entender Seus nomes na medida do desenvolvimento de nossa compreensão espiritual.
Podemos compreender que existem nomes primários e nomes secundários de Deus, de acordo a Suas diversas funções. Por exemplo, os nomes secundários fazem alusão a Suas atividades externas tais como criar e manter o Universo, e Seus nomes primários fazem referencia a Seu aspecto pessoal e íntimo.
O nome Krishna é considerado um nome primário por excelência de Deus, já que significa o “Supremamente atrativo”. Devido a Suas ilimitadas qualidades transcendentais Deus atrai a todos, esta é a definição mais essencial de Deus. Srila Prabhupada explica que somente se Deus é atrativo, Ele pode ser chamado Deus. Todas as demais definições de Deus, como por exemplo, “todo poderoso” estão contidas no Seu aspecto “todo atrativo”.

Assim como George Harrison escreve na introdução ao Livro de Krishna: “Todo mundo está buscando Krishna. Alguns não se dão conta disso, mas estão fazendo. Krishna é Deus, a Origem de tudo o que existe, a causa de tudo o que é, era e será”.
“All you need is love (Krishna) Hari bol”.
“Tudo que você precisa é amor (Krishna), Hari bol”
Krishna é o centro do Bhagavad Gita, um livro escrito há mais de 5000 anos, e que conta a conversa Dele com Arjuna, seu amigo e discípulo. Krishna é Bhagavan, tem opulência completa em 5 aspectos: beleza, riqueza, fama, cohecimento, força e renúncia. Por tudo isso ele é chamado de a Suprema Personalidade de Deus que atrai a todos!
Ele é Yogesvara, o senhor dos Yogis, e nos ensina - mostrando o caminho - como ir de volta ao supremo, deixando esse mundo material baseado em exploração e ilusão.
Veja uma lista de nomes de Krishna e aprenda seu significado:
Hari - Senhor de toda auspiciosidade e ladrão (de corações, manteiga...)
Hrsikes - Controlador ou senhor dos sentidos
Janardana - Amigo de todas as entidades vivas
Govinda - Aquele que agrada as vacas e Sacerdotes (brahmanas), Go também significa sentidos, ou seja, senhor dos sentidos.
Acyuta - Infalível
Syama - Que tem a pele da cor de nuvem de chuva
Vrindavanchandra - Lua de Vrindavana
Bihari - Brincalhão, arteiro
Dinabandhu - Amigo dos aflitos
Giridhari - Aquele que levantou a colina de Govardhana
Damodara - Que tem a corda enrolada na cintura (relacionado ao passatempo de Damodara e mãe Yasoda)
Gopala - Protetor das vacas
Gopinath - Senhor das Gopis (vaqueirinhas de Vrindavana)
Kesava - Que tem os cabelos pretos e encaracolados
Madhava - Mais doce que o mel
Mukunda - Aquele que dá mukti (liberação)
Parameshvara - O Supremo controlador
Radha Vallabha - O amado de Radha
Patita Pavana - Salvador dos caídos
É de derreter o coração, não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário