A importância do Vegetarianismo
O
termo vegetariano provém da palavra latina vegetus, "isto é, uma
pessoa mental e fisicamente sadia, íntegra, fresca e vigorosa". Os
alimentos vegetarianos, segundo os Vedas,
são caracterizados na modalidade da bondade já que aumentam a duração da vida,
purificam a existência da pessoa, dão força, saúde, felicidade e satisfação. As
modalidades da natureza material serão abordadas na sétima aula.
Portanto,
o "vegetarianismo" implica
também uma linha de conduta filosófica e moral, não se restringe a seguir
apenas um regime alimentar de frutas e verduras. Ser vegetariano não é somente
uma maneira de alimentar-se, é também uma forma de compreender o mundo, as
necessidades próprias e naturais, e ainda aceitar as leis de Deus.
Existe
um conceito generalizado, porém equivocado, de que ser vegetariano significa
comer só alface, cenoura e uma ou outra fruta, o que produziria uma pessoa
pálida, anêmica e frágil. Este conceito não poderia estar mais longe da
realidade.
Em
resposta a isto, há comprovações científicas de que os vegetarianos são pessoas
mais fortes, ágeis, com maior resistência e capacidade mental que aquelas que
consomem carne. Isto porque o organismo dos vegetarianos não tem que gastar
grandes quantidades de energia tentando anular o efeito das toxinas
provenientes da carne: essas toxinas são muito numerosas e seus nutrientes são
mais difíceis de assimilar.
Portanto,
o corpo tem que trabalhar mais arduamente para sobreviver, tirando do ser
humano grande parte de sua energia que deveria ser empregada em uma utilidade
mais nobre e elevada. Duas idéias que prevalecem na sociedade energia são
consideradas "mitos" à luz da ciência verdadeira: pensar que a carne
tem o monopólio das proteínas, e que grandes quantidades de proteína devem ser
ingeridas ter força.
Os
grãos, cereais, feijões, nozes, o queijo, as amêndoas, as ervilhas e
lentilhas são grandes fontes de concentração de proteínas. Apesar de alguns
desses alimentos terem menos proteínas que a carne, em peso equivalente
satisfazem facilmente as necessidades diárias do corpo.

A
arcada dentária humana, assim como nas criaturas herbívoras, foi criada para
triturar e mastigar matéria vegetal. O ser humano carece de caninos agudos
para rasgar a carne. E suas mãos, carentes de unhas afiadas e tendo o polegar
oposto, são muito mais aptas para a coleta de frutas e vegetais do que para matar
uma presa. Portanto, a incapacidade do corpo humano de digerir e caçar o animal
com seus próprios meios, é outro indicativo do hábito antinatural do consumo de
carne.
Para
além da saúde, a situação ambiental e econômica do planeta é agravada com a produção
de carne. A pecuária é um dos principais agentes contaminadores do planeta. A
cada segundo são geradas 125 toneladas de resíduos procedentes da indústria da
carne. Rios são poluídos, gases tóxicos são produzidos e a atmosfera é
contaminada. A necessidade de pastos para o gado causa o desmatamento das
selvas tropicais e sua posterior conversão em desertos. Além disso torna o solo
improdutivo, o que traz como conseqüência a fome no mundo.
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só devemos nos alimentar de amor |
A
medida que aumenta o espaço para alimentar esses animais em lugar das pessoas,
uns poucos comerciantes ricos poderão ser beneficiados, enquanto o restante da
população campesina se afundará em níveis baixos de produção e consumo.
Mais
da metade de água consumida no mundo é usada na pecuária e na irrigação de
terras para obter alimentos para o gado. E 25 vezes mais recursos energéticos e
naturais são gastos para produzir a mesma quantidade de proteína vegetal.
Portanto,
fatores que vão desde a saúde, a ética, a ecologia, e a economia são
relevantes na hora de decidir a opção alimentar. Os fatores citados
acima são simplesmente uma pequena introdução no tema, para que cada um de
vocês possa continuar sua pesquisa, já que são múltiplas as razões por trás da
opção vegetariana.
Deve
partir de cada um a transformação
dos maus hábitos, pois é a partir disso mesmos que se inicia a mudança do todo.
Felizmente é surpreendente ver atualmente, muitas pessoas
sensíveis adotando a dieta vegetariana, graças a difusão destas valiosas
informações, melhorando desta maneira sua qualidade de vida, e dando assim um
passo essencial para uma sociedade mais pacífica e progressiva em valores
superiores.
No passado
grandes autoridades que conheciam o benefício real da sociedade, selecionaram
os alimentos que melhor ajudam na saúde e que aumentam a duração da vida, tais
como os produtos derivados do leite, o açúcar, o arroz, o trigo, as frutas, as
frutas secas (nozes, amendoim, castanhas, etc.), as folhas, raízes, além de
vegetais e grãos. Estes alimentos são muito apreciados pelas pessoas que
cultivam a bondade.
Portanto o
vegetarianismo também possui uma dimensão espiritual, além da manutenção e da
edificação de nosso corpo, outro papel importante da alimentação é purificar a
mente, de tal modo que crie uma disposição mental favorável à vida espiritual.
Na Escola
Iniciática da bhakti-yoga, este é um fator essencial para poder
avançar no relacionamento amoroso com Deus. Seguindo as sagradas instruções das
escrituras, como por exemplo, o Bhagavad-gita,
o alimento vegetariano é um elemento digno de se oferecer a Deus e assim
restabelecer o vínculo divino:
"Se alguém Me oferecer, com amor e devoção, uma folha, uma flor,
frutas ou água, Eu as aceitarei ". (Bhagavad-gita 9.26.)
Ao longo da história a maioria das culturas
antigas tais como a grega, egípcia, asteca, etc, considerava todos seus hábitos
como uma oferenda a um Ser Supremo. A tendência de agradecer o que recebemos da
natureza é uma prática comum em todas as culturas, e de forma mais marcante na
cultura Védica. No Bhagavad-gita, é explicado que quando a pessoa não
somente agradece, mas oferece algo de si a Deus, Ele, presente no coração de
toda entidade viva, irá, de Sua parte, retribuir.
O Senhor Krishna,
no Bhagavad-gita instrui sobre como realizar todas as atividades
espirituais, inclusive sobre o alimento:
“Tudo o que fizeres, tudo o que comeres, tudo o que ofereceres ou deres,
o quaisquer austeridades que executares – faze isto, ó filho de Kunti, como uma
oferenda a Mim.”
Assim, como foi explicado no primeiro módulo, os
pré-iniciados se comprometem a praticar o vegetarianismo estrito. Para
respeitar o voto de “não violência” se abstêm de consumir qualquer tipo de
carne, peixe e ovos, e também são instruídos a oferecer todo alimento que
preparam a Krishna antes de comer. Isto evoca a consciência amorosa
e também livra da reação kármica, a qual a alimentação vegetariana
inevitavelmente também está sujeita.
Como precursores
do ahimsa (não violência) o pré-iniciado naturalmente também se torna
defensor desta causa, com seu próprio exemplo pessoal, podendo
influenciar positivamente muitas pessoas e distribuindo uma mensagem pacífica,
cheia de lógica, sabedoria e amor. Assim se torna um verdadeiro
benfeitor dos pobres animais, e do planeta em geral cruelmente explorados
pelos interesses financeiros do mercado de consumo.
Uma
dica: cuidado com os bolos feitos com ovos!
Dê
prioridade para a comida feita em casa, e no caso de uma reunião familiar ou
social opte por contribuir com alguma saborosa preparação vegetariana que
eles também possam desfrutar. Ou simplesmente limite-se a
comer frutas, com o argumento de que está fazendo um jejum de
purificação. Isto abre o espaço para um diálogo
interessante com todos, e há possibilidade de compartilhar informações
benéficas para que possam melhorar seus hábitos e se conscientizar da
necessidade de uma alimentação vegetariana.
Leia
livros sobre vegetarianismo, para ter argumentos bons e convincentes
para transmitir as pessoas. Desta forma pode ajudar, além de se qualificar para
seguir o caminho rumo a uma conexão espiritual.
Para
que sua escolha vegetariana se converta numa prática consciente e
transcendental, a bhakti-yoga ensina o processo de oferecer o alimento a
Krishna e assim torná-lo prasadam, ou alimento espiritual. A
oferenda do alimento ao Senhor é parte de um processo altamente desenvolvido de
yoga, que ajuda o praticante a restabelecer sua relação amorosa e
pessoal com Deus.
Essa
comida oferecida recebe o nome de prasadam, uma palavra sânscrita que
significa “misericórdia do Senhor”. Com esta atividade, os sentidos se
espiritualizam e começam a ser atraídos naturalmente pelos prazeres
divinos, que superam enormemente qualquer experiência material.
Esta
prática também livra de qualquer tipo de exploração que se tenha gerado na
forma de coleta ou produção do alimento. Sabe-se pelas nas escrituras sagradas,
que no mundo material rege o modo da exploração e a única forma de ficar imune
a este sistema de vida é atuando no plano da dedicação, que consiste em
oferecer e vincular tudo de forma amorosa com Deus.
Por tornar
seu alimento prasadam, tanto a pessoa que cozinha, os ingredientes ou
processos que são utilizados em sua produção, quem o distribui e quem o
consome, se espiritualizam de imediato. Por meio de Suas imensas energias
transcendentais, Krishna pode realmente converter matéria em espírito.
Se pusermos uma barra de ferro no fogo, em pouco tempo a barra se tornará
incandescente e terá todas as qualidades essenciais do fogo. Da mesma forma, a
substância material do alimento que é oferecido a Krishna se torna
completamente espiritualizada.
Para que a oferenda seja efetiva é necessário
seguir alguns requisitos prévios:
A
consciência na hora de cozinhar deve ser a mais elevada possível. Deve-se estar
num ambiente com boas vibrações, pois as impressões sutis da mente de quem
cozinha ficam impregnadas no alimento.
Da mesma
forma com que um alimento pode ser contaminado por vibrações negativas, pode
ser vivificado por uma vibração pura. Quando se cozinha com a intenção de fazer
uma oferenda a Deus, o alimento é espiritualizado. Essa intenção é muito
importante, pois para oferecer o alimento que está sendo preparado para Deus,
deve ser preparado com todos os critérios de limpeza e pureza de consciência.
No preparo
do alimento, limpeza é o princípio mais importante. Nada impuro deve ser
oferecido a Deus, então conserve bem limpa a sua cozinha. Sempre lave
completamente as mãos e a boca antes de preparar os alimentos.
No
preparo não se experimenta a comida para que não haja desfrute sensorial antes
de Krishna comer. Nossos sentidos devem permanecer tranqüilos, sem
agitações. Nada de comentários do tipo “que cheirinho bom...”. Krishna será
o primeiro em saborear e desfrutar o alimento.
Imagine
ter como convidado uma pessoa importante e querida para almoçar em casa e
quando ela chega o anfitrião diz: “nós já almoçamos, agora você almoça
sozinha”. Realmente, essa não é a etiqueta apropriada. É sempre dada a primazia
para quem é convidado. Da mesma forma, quando se oferece o alimento a Deus,
qualquer tipo de antecipação de desfrute sensorial é evitado.
Desfruta-se,
e muito mais, quando o alimento passa a ser prasadam. Esse é um
“segredinho” importante no processo de bhakti-yoga. Na prática do asthanga-yoga,
o controle dos sentidos chama-se pratyahara, que significa controlar os
sentidos de forma a não ficar a mercê dos estímulos externos. É dito que, dos
sentidos, a língua é a mais voraz. Sem o devido controle, a pessoa pode cair
vítima do descontrole compulsivo da língua. Como diz o ditado: “peixe morre
pela boca”. Isso vale também para muitos humanos.
O
oferecimento do alimento requer um pequeno momento de reflexão e até um pequeno
ritual com algum mantra, momento em que a consciência eleva-se a Deus
num ato de amor e devoção. Após issoé permitido satisfazer os apetites,
demandas corporais e desfrutar das delícias do sabor da prasadam.
Passos a seguir:
A oferenda
de seus alimentos vegetarianos é muito simples.
Logo após cozinhar a oferenda, dispõe-se
porções da comida em louça especial para este fim (que ninguém a não ser Krishna
coma neles) e coloque no altar. Como altar pode servir uma foto de seu Mestre
Espiritual, do Senhor Caitanya e Seus associados e de Radha-Krishna.
Se você está interessado em estabelecer um altar em casa para uma adoração mais
elaborada da Deidade, como é feita no templo, por favor, sinta-se à vontade
para perguntar.
Depois
coloque o prato com a oferenda na
frente do altar e siga as seguintes instruções:
A forma de
oferenda mais simplificada é recitar o mantra de reverências ao mestre
espiritual (Sri Guru-Pranama) e logo o maha-mantra Hare Krishna
três vezes. Mas se quiser fazer sua oferenda completa pode recitar os seguintes
mantras três vezes cada um, tocando um sino para chamar a atenção de Krishna:
Sri Guru Pranama
om
ajñana-timirandhasya jñanañjana-salakaya
caksur
unmilitam yena tasmai sri-gurave namah
Nasci na mais escura
ignorância e meu mestre espiritual abriu meus olhos com o archote do
conhecimento. A Ele ofereço minhas mais humildes e respeitosas reverências.
Os devotos
iniciados devem recitar também o pranam de seu Guru, pedindo licença
para realizar a oferenda:
Srila Paramadvaiti Pranati
nama om visnu-padaya divya jñana pradayine
srimate paramdvaiti svamine nyasi rupine
saranagata bhaktebya sudha bhakti vidayine
visuda bhaktisiddhanta dhara dhara nisevine
Ofereço minhas respeitosas reverências
a Sua Santidade Srila Bhakti Aloka Paramdvaiti Swami Maharaj, que na forma de
um sannyasi se encontra viajando pelo mundo todo entregando amor divino (Sudha
Bhakti) aos devotos rendidos da linha que descende de Srila Bhaktisiddhanta
Sarasvati através de Srila Prabhupada e Srila Sridhar Maharaj.
Srila Atulananda Pranati
nama om visnu-padaya krsna presthaya bhu-tale
srimate atulananda acharya iti namine
Ofereço minhas respeitosas reverências
a Srila Atulananda Acharya, que é muito querido pelo Senhor Kirshna, pois tem
tomado refúgio em Seus pés de lótus.
Srila Prabhupada Pranati
nama om visnu-padaya krsna-presthaya bhutale
srimate bhaktivedanta-svamin iti namine
namas te sarasvate deve gaura-vani-pracarine
nirvisesa-sunyavadi-pascatya-desa-tarine
Ofereço minhas respeitosas reverências
a sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, quem é muito querido
pelo Senhor Krishna, devido a que têm tomado refúgio em Seus pés de lótus.
Nossas respeitosas reverências a Ti, ó Mestre
Espiritual, servo de Sarasvati Gosvami. Muito bondosamente estás pregando a
mensagem do Senhor Caitanyadeva e libertando os países ocidentais, que estão
cheios de impersonalismo e niilismo.
2. Oração ao
Senhor Caitanya (Sri Gauranga Pranama):
namo
maha-vadanyaya krsna-prema-pradaya te
krsnaya-krsna-caitanya-namne
gaura-tvise namah
Ofereço minhas respeitosas
reverências ao Senhor Supremo Sri Krsna Caitanya, que é o mais magnânimo que
qualquer outro avatara, inclusive mais que o próprio Senhor Krsna, porque está
outorgando livremente o que ninguém jamais outorgou, o amor puro por Krsna.
3. Oração ao
Senhor Krishna (Sri Govinda Pranama):
namo brahmanya-devaya go-brahmana-hitaya ca
jagad-hitaya krsnaya govindaya namo namah
Ofereço minhas respeitosas reverências a Ti, meu
Senhor. Tu És o protetor das vacas e o bem querente dos Brahmanas, assim como
de toda a humanidade.
Lembre-se
que a verdadeira finalidade disso tudo é mostrar sua devoção e gratidão ao
Senhor. O próprio alimento que você está oferecendo é secundário. Krishna aceita
o sentimento devocional. Deus é completo em Si mesmo. Ele não precisa de nada.
Nossa oferenda é apenas um meio de mostrar nosso amor e gratidão a Ele. Em
seguida a pessoa deve cantar o mantra Hare Krishna pelo menos três
vezes:
Hare
Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare
Hare Rama,
Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
Pode
deixar a oferenda no altar de 5 a 15 minutos para que Krishna realmente possa desfrutar do alimento. Diz-se que com Seu
olhar transcendental Krishna saboreia o alimento e assim deixa impregnado nele
sua energia transcendental. Depois de voltar para a panela, lavar o prato de
Krishna e guardá-lo pode ser servido a prasadam.
Tente
apreciar a qualidade espiritual da prasadam lembrando que, por Krishna tê-la aceitado, ela não é
diferente de Krishna e por comê-la a pessoa se purifica. Distribuir prasadam
a outros é considerado uma prática de caridade muito elevada, e seus
efeitos na pessoa que o recebe podem rapidamente ser comprovados.
As
escrituras védicas contêm muitas descrições da prasadam, o próprio Sri
Krishna Caitanya, há 500 anos atrás disse da natureza transcendental da
prasadam:
"Todo mundo já saboreou estas substâncias materiais. Porém, nestes
ingredientes há sabores extraordinários e fragrâncias incomuns. Apenas saboreie
e veja a diferença de experiência. Além do sabor, até a fragrância agrada à
mente e faz esquecer qualquer outra doçura. Portanto, deve-se compreender que o
néctar espiritual dos lábios de Krishna tocou estes ingredientes comuns e
transferiu para eles todas as Suas qualidades espirituais".
Antes de tomar prassadam se canta o seguinte
mantra de agradecimento e reflexão:
Sarira Abidya-jal (Prasada-sevaya)
Canção para honrar o alimento espiritual
sarira
avidya-jal jodendriya tahe kal
jive phele
visaya-sagore
ta´ra madhye
jihwa ati, lobhamoy sudurmati,
ta ´ke jeta
kathina samsare
krsna baro
doyamoy, koribare jihwa joy,
swa-prasad-anna
dilo bhai
sei annamrta
pão, radha-krsna-guna gão,
preme dako
caitanya-nitai
Este corpo de ignorância
Nos enreda nos sentidos
E ao oceano sensorial nos lança
A língua ali é um perigo
Por insaciável e obstinada
Custa muito conquistá-la
Mas o muito bondoso Krishna
Nos ajuda a controlar-la
Dando-nos Seu próprio prasadam
Este rico alimento prova
E Radha-Krishna celebra
E com muito amor exclama
Jay Caitanya Nityananda!
Jay Bhagavad Prasada ki jay!!!
Maha Prasadam
Maha
Prasadam é o alimento oferecido a Krishna na
forma de Sua deidade adorada no altar. Maha Prasadam
significa a "grande prasadam" já que seu poder purificador é
ainda maior do que qualquer outro alimento oferecido fora do altar. Tem um
efeito muito especial na consciência, transformando em pessoas mais puras,
muito compassivas e generosas, despertando o nobre desejo de distribuir esta
misericórdia a todas as pessoas sem distinção.
O costume de distribuir prasadam inclui convidar outras pessoas para compartilhar a misericórdia. Na Cultura Védica antes que um homem casado se sente para comer, deve sair na rua em frente da casa e anunciar: “A prasadam está pronta, se alguém está com fome por favor entre para comer”. Da mesma maneira, a forma como se recebe a Maha Prasadam é muito religiosa. A posição da mão é específica e deve-se tocar a cabeça com a oferenda, tudo isso faz parte de um ritual cheio de amor e agradecimento.
Na Índia a
Maha Prasadam têm uma maravilhosa tradição, ela é levado desde
diferentes templos e distribuído por todo o país. Assim, para quem recebe a Maha Prasada do templo é um
acontecimento muito célebre e especial. A Maha Prasadam e sua
distribuição é a alegria dos devotos e de todos os amigos de Krishna.
Maha significa grande e Prasadam
misericórdia. Por esse significado, a sabedoria védica nos informa que o Maha Prasadam não vem somente em forma
de alimento. Maha Prasadam também são
as guirlandas que são oferecidas no altar ou a roupa que é utilizada pela
Deidade, ou também escutar a misericordiosa instrução do representante de
Krishna, o mestre espiritual, na forma das conferências que ele fala. Maha Prasadam é tudo o que é sagrado, o
que purifica e o que conecta com as dimensões espirituais.
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