Como orar ao
Senhor Nrsimha
Anotações de aula de Bhaktivedanta Padmanabha Swami
Resumo:
Devemos orar a Sri Nrsimha para
- Eliminar nossos desejos demoníacos que nos
prendem ao mundo material
- Proteger o Movimento de Sankirtan
- Compreender o significado do Bhagavatam
- Sermos capaz de sentir a proteção de Krsna
- Proteger nossos Gurus (Diksa e Siksas
Guru)
Há muitas
maneiras apropriadas e outras inapropriadas para orar. É preciso saber de
Sambandha Tattva, o conhecimento sobre os relacionamentos (da jiva com Krsna,
como se dirigir ao Supremo, como devo apreciá-Lo). Não é que tudo é o mesmo,
num sentido é o mesmo Krsna mas são diferentes modalidades.
Se eu gosto
de uma pessoa vou querer saber tudo sobre ela e achar tudo interessante. Estamos
tentando nos apaixonar do Supremo então qualquer pequeno detalhe toma muita
importância e incrementa nosso Amor.
Nrsimha é Krsna
mesmo numa forma particular, tome cuidado pra não vê-Lo como uma forma
separada, pois ele é Krsna que aparece nessa forma adbhuta (surpreendente). Ista
dev (deidade adorável) de Prahlada Maharaj é Krsna e não Sri Nrsimha, no
Srimad Bhagavatam aparece que ele é um devoto de Krsna, e Krsna apareceu nessa
forma no momento em que Prahlada Maharaj estava em perigo depois de varias
situações que são descritas no capítulo.
O ponto é
que Sr. Nrsimha é Krsna aparecendo nessa forma particular, ele é sad aisvarya purna (pleno em 6
potências: conhecimento, fama, beleza, renúncia, força, riqueza) assim como
Krsna e Rama. No Srimad Bhagavatam, depois que Hiranyakasipu é aniquilado tem
uma seção de versos de Prahlada Maharaj oferece ao Sr Nrsimha, muito importante
ver como se dirige a Ele.
Maharaj Giri
falou uma vez que devemos orar mais do lado de Hiranyakasipu que do lado de
Prahlada Maharaj, ou seja, não nos colocarmos na posição de Prahlada Maharaj, e
sim nos sentirmos mais perto de Hiranyakasipu
(hinanya é ouro e kasipu vem de kama, ou seja, ele é a luxúria personificada).
Sr Nrsimha
diz que Prahlada pode fazer um pedido, e nesse momento vem algo importante:
“você é muito rendido a mim, querido e puro, quero te dar uma benção, peça o
que você quiser”. E a resposta de Prahlada Maharaj foi: “você acha que sou um vaisya, um comerciante? Que estou te
adorando para pedir algo em troca? Eu não quero nada” Essa é a base de suddha bhakti, servir a Krsna com o
desejo de seguir servindo a Krsna. Essa é a idéia geral do que é devoção pura,
sem nenhuma outra motivação. Sri Nrsimha insistia e Prahlada respondeu: “já que
insistes, te peço que jamais permita que desejos materiais penetrem em meu
coração”.
Srimad Bhagavatam Canto 5 cap 18, verso 8
om namo bhagavate narasimhaya - namas tejas-tejase avir-avirbhava
- vajra-nakha vajra-damstra - karmasayan randhaya randhaya - tamo grasa grasa -
om svaha - abhayam abhayam atmani - bhuyistha om ksraum.
TRADUÇÃO
“Ofereço minhas respeitosas reverências ao Senhor Nrsimha Deva, a
fonte de todo o poder. Ó meu Senhor, possuidor de garras e dentes que parecem
raios, por favor, eliminai nossos desejos demoníacos que, neste mundo material,
nos impelem às atividades fruitivas. Fazei o obséquio de manifestar-Vos em
nossos corações e dissipai a nossa ignorância para que, por Vossa misericórdia,
possamos tornar-nos destemidos na luta pela existência neste mundo material.”
Nrsimha
matou Hiranyakasipu que era a luxúria personificada e Prahlada ora para que
essa luxúria não entre no coração dele. Ai vemos como orar ao senhor Nrsimha,
como é a proteção que devemos invocar. Como é essa proteção que ele oferece? Não
é que vou caminhando pela rua, está tudo escuro e me encontro com um ladrão e
começo a orar ao Sr Nrsimha, isso não é uma oração correta, não é uma atitude
correta que incrementa bhakti
(devoção), simplesmente pelo apego a esse corpo, pelo medo da morte, oro para
ser protegido. Ser protegido pra que? Para seguir servindo ou só porque tenho
medo?
Na verdade
deveríamos orar pedindo que nos proteja de nós mesmos, de todos os demônios*
que tenho dentro, que destrua todos os Hiranyakasipu que tenho dentro, que estão
alojados em minha consciência. Em vez de pensar num terceiro devemos nos
analisar. Srila Sridhara Maharaj dizia que ninguém pode me machucar mais do que
eu mesmo. Na verdade, ninguém além de mim pode me machucar. Então me proteja
disso, desse possível dano que eu posso realizar por ser uma alma condicionada,
assim devemos orar.
* Explicação: demônio é aquela pessoa que se sente o controlador, o centro, o
desfrutador, que é movido pela luxúria e vontade de explorar aos demais. É mais
uma consciência, uma forma de viver, do que um ser maligno que se opõe a Deus
como geralmente aparece no Cristianismo.
Então que
pedir ao Senhor Nrsimha? “Não deixe que desejos materiais entrem em meu
coração”. Claro que Prahlada Maharaj não tinha desejos materiais! Ele está nos
ensinando com sua humildade. “Senhor, estou cheio de luxúria, anartas (condicionamentos), sujeiras,
mas por favor, não permita que mais desejos materiais entrem em meu coração, me
proteja de mim mesmo!”
Compreendendo
que Sri Nrsimha é uma forma de Krsna que pode ajudar a não ceder diante de tudo
isso, para poder servir melhor. Para que quero combater esses desejos? Para
poder servir melhor, e não para estar tranqüilo, em paz e ir a Vaikuntha. Com
nenhuma dessas intenções devemos pedir ao Sr Nrsimha que nos proteja.
“Proteja de
mim mesmo para que todos os desejos materiais que tenho não sejam um osbtáculo
para que eu possa lhe servir, para te satisfazer e agradar seus devotos. Só me
atrevo a pedir proteção dessa maneira.”
Ou seja, não
devemos ver o Sr Nrsimha como um servente meu que devo chamar quando estou em
perigo, “por favor me protege, ai obrigado por me proteger”. Claro em algum
nível de fé a pessoa pode fazer isso e dá certo e isso aumenta sua fé, e vai
levá-la a algo superior. Mas idealmente devemos orar ao Sr Nrsimha de outra
forma, como falamos agora pouco.
E tem outros
devotos que gostam do Sr Nrsimha por seu aspecto, digamos, violento, destrutivo.
O Sr Nrsimha vai destruir todos os demônios, atacar a todos!!! E de novo, é uma
visão externa, porque dentro dessa mesma pessoa está cheio de quê? De demônios!
Então deveríamos invocar esse aspecto ugra,
irado, para que entre dentro de nós e cometa toda violência contra esses
demônios, ao invés de direcionar ao externo, internalizar.
O propósito
de invocar o Sr Nrsimha é esse, com muita humildade, sentindo-se muito
necessitado, muito caído e desamparado, solicitar: “por favor, permita-me
liberar-me de tantas impurezas e anartas
(condicionamentos)”
Uma vez
perguntaram a Srila Prabhupada se estava bem orar ao Sr Nrsimha por nossa
proteção individual. Ele respondeu que não, porque era algo egoísta. Mas sim se
pode adorar ao Sr Nrsimha para que proteja o Movimento de Sankirtan de Mahaprabhu.
E aí tem o famoso passatempo do Kazi muçulmano que quebrou a mrdanga, quando
Sri Caitanya fez a primeira demonstração de desobediência civil pacífica.
Depois disso, o Kazi conta em privado a Mahaprabhu que em um sonho ele tinha
sido ameaçado por um leão e que ainda tinha as marcas das garras dele no peito.
O leão lhe falou para jamais atrapalhar o Movimento de Sankirtan: “nunca quebre
uma Mrdanga (tambor)! É meu
instrumento preferido!” Então o Sr Nrsimha é também o protetor do Movimento de
Sankirtan!
Também se
pode orar ao Sri Nrsimha para que possa compreender o Srimad Bhagavatam, e não
é fácil chegar a essência do Bhagavatam... Tem uma historia famosa com Sridhara
Swami Pada (um grande devoto anterior a Sri Caitanya, não é o irmão espiritual
de Srila Prabhupada, nosso querido Srila B. R. Sridhara Swami, é um homônimo),
um dos comentaristas mais famosos do Bhagavatam, Mahaprabhu apreciava muito
seus escritos, como seus favoritos. A Ista
Dev (deidade adorável) de Sridhara Swami Pada era Sri Nrsimha Deva.
Uma vez ele
estava em Benares, um local dominado por impersonalistas e shivaistas. De fato,
o comentário do Bhagavatam dele pode ter alguns detalhes que podem parecer
impersonalistas mas aparecem só para que seu pensamento tenha alguma aceitação
local, já que todos eram Mayavadis, só para atrair o público impersonalista.
Então ele apresentou esse comentário do Bhagavatam, como sendo o natural do
Vedanta Sutra e etc e as pessoas não aprovaram, disseram que não era
autorizado. Diante disso, alguém disse que para saber se é fidedigno ou não que
colocassem o comentário em frente ao Sr Shiva até o dia seguinte e vissem o que
aconteceria. E no dia seguinte, estava o comentário e um verso que se revelou:
Fala o Sr shiva
“Eu conheço o significado interno do Bhagavatam”
Suko veti
Sukadeva Goswami conhece o Bhagavatam
Vyasa dev pode conhecer ou não
(já que ele recitou o Bhagavatam em transe)
Sridharam sarva veti
Sridhara conhece tudo
Narasimha prasidatam
pela misericórdia do Sr Nrsimha
Então ficou
claro que o comentário dele era autorizado. Então podemos orar ao Sr Nrsimha
para compreender o Bhagavatam e servir ao devoto Bhagavatam.
Portanto,
Sri Nrsimha deve estar muito presente em nossa vida devocional, por muitos
outros motivos além do momento em que encontramos um ladrão na rua de noite e
oramos para que nos proteja! Se comparamos isso a conhecer o profundo
significado do Bhagavatam, vemos dois extremos. Um do temor material motivado
pelo apego material e outro do mundo do apego espiritual, ao Supremo. Vejam
até onde o Sr Nrsimha pode nos ajudar, acompanhar e guiar. Não nos limitemos a orar
ao Sr Nrsimha somente num contexto de temor que surge pelo apego e
identificação com esse corpo. Isso é totalmente superficial. Então devemos orar
para que possamos servir com pureza a Krsna, removendo nossos demônios
internos, para proteger o movimento de sankirtan e para compreender o
significado profundo do Bhagavatam.
Existe outro
aspecto também. Em Saranagati (rendição),
temos fé de que Krsna vai nos proteger, portanto não precisamos pedir a Ele
isso. Devemos orar pedindo para que possamos sentir essa proteção que sempre
está aí mas nós por nosso egoísmo não nos damos conta. Krsna é Acyuta, infalível. Devemos orar para nos
rendermos, para aceitar a proteção do senhor. Ele já mostrou em muitos momentos
que vai nos proteger, em muitos versos também. Mas nós ainda não acreditamos,
oremos ao Sr Nrsimha para sermos capazes de realizar essa proteção que sempre
esteve presente. E assim incrementar a fé e confiança.
Do lado de
Krsna não há falha, ele é Acyuta! Tenho
que me concentrar porque do meu lado pode ter falhas. Muitas vezes por duvidar
demais de Krsna não duvidamos de nós mesmos. Mas Krsna não falha, ao contrário de
nós que constantemente falhamos. Por dedicar muito tempo a pensar se Krsna vai
me proteger e etc, perdemos a atenção, o tempo de se analisar - “será que estou
atuando de maneira a ser protegido?” No começo é assim, duvidamos mais de Krsna
do que nós mesmos. No entanto, devemos duvidar de nós e não de Krsna! O senhor
sempre está presente, quem precisa de ajuste sou eu que não sou capaz de
realizar isso por conta do egoísmo em que estou submerso....
* Comentário: BV. Mangala Swami explica que
também se pode orar ao Sr. Nrsimha para que Ele proteja nossos Gurus (Diksa e
Siksas Guru).
Jay Sri Nrsimha Bhagavam ki jay!
Jay Bhakta Prahlada Maharaj ki jay!
Jay Gurudeva Patita Pavana ki jay!
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